sábado, 5 de dezembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/ENTESOUREMOS PARA OS NOSSOS FILHOS!

ENTESOUREMOS PARA OS NOSSOS FILHOS!

 “Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filho”. II Coríntios 12.14b.

                                                                          


Gostaria de extrair deste texto apenas o princípio trazido aqui pelo apóstolo Paulo como pai espiritual daqueles irmãos coríntios. Trata-se de entesouramos para os nossos filhos. A paternidade é uma mordomia concedida por Deus a nós pais e seremos cobrados por Ele.  Como pai o homem tem o dever de apresentar Deus aos seus filhos assumindo a postura de autoridade e temos visto essa atribuição negligenciada a cada dia. E o prejuízo dessa negligencia é facilmente percebido na vida e comportamento dos filhos. Costuma-se dizer que casa de pai é escola de filhos. No bom e no mau sentido!

Pais não conhecem os próprios filhos, porque não há diálogo entre eles. Primeiro pela desculpa da falta de tempo. Quando se trata de filhos, tempo se fabrica. Segundo pelo egoísmo dos pais em relação aos seus próprios interesses. E terceiro, se tem jogado para os filhos a responsabilidade quanto a atitude de buscar os pais. Como, se não há a intimidade do relacionamento? Relacionar-se é andar junto, lado a lado. Tem faltado camaradagem na relação entre pais e filhos. Tem faltado afetividade! Tem faltado sacerdócio dos pais dentro dos lares!

O apóstolo Paulo traz a lume o princípio do entesourar para os filhos. Como seria isso? Não creio que ele esteja falando de coisas materiais até pelo próprio contexto em questão. Mas imagino que ele esteja falando de tesouros eternos que a traça não corrói nem a ferrugem destrói. Legados para toda vida! Coisas que o dinheiro não compra como caráter, hombridade, varonilidade, responsabilidade. Essas coisas têm rareado na juventude de hoje. Outro dia li uma matéria cujo título era: “Pais passivos, filhos hiperativos!”. E nem gostaria de entrar na questão patológica da situação. Fiquei meditando sobre o assunto e ao mesmo tempo observando determinados casos bem típicos. Há filhos que se pudessem derrubavam a casa, talvez numa tentativa inconsciente de tirar os pais da passividade irresponsável. Filho precisa ser confrontado e disciplinado. Assim, confrontemos, dialoguemos incansavelmente. Entesouremos!

Invistamos em nossos filhos, como diria o pastor João Campos de saudosa memória, eles são almas eternas confiadas a nós para serem conduzidas à eternidade. O que diremos ao Senhor da mordomia a nós confiada? Os filhos têm sido perdidos para as drogas e para as más companhias. O tempo que os pais dizem não ter, o traficante tem, o pedófilo tem. Aliás,  mal está sempre disponível para tragar os nossos filhos. Um dos maiores mestres é sem dúvida o exemplo. Há pais que não querem que os filhos se droguem, na verdade ninguém quer, mas eles mesmos bebem ou fumam. Qual a diferença? Entesouremos bons exemplos. Entesouremos fé. Entesouremos prática da Palavra de Deus. Entesouremos Verdade e transparência.  Entesouremos amor, carinho. Entesouremos disciplina e correção quando necessário. Disciplinar é um ato de amor. Deus disciplina o filho a quem ama. Plantemos sementes boas nos corações dos nossos filhos. Sementes geram frutos sejam boas ou más! Ainda dá tempo de reverter o quadro de derrota em sua casa. Que tal começar já? Ainda há tempo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...