domingo, 21 de junho de 2020

Meditação/Nadia Malta/TEMOS SUSPIRADO COM SAUDADES DE CASA!


TEMOS SUSPIRADO COM SAUDADES DE CASA!
                                                                                 
Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo”! Salmos 84:1,2.                                                       

Mais que em qualquer outra época os verdadeiros cristãos têm sentido uma saudade enorme da Casa do Pai. O ar aqui na terra está quase irrespirável. E parece que esse sentimento não é algo novo. Aqui encontramos as declarações de alguém que saudoso “suspira e desfalece pelos átrios do Senhor”. O salmista se sentia assim, por causa da distancia que se encontrava do seu local de adoração. A palavra átrio está associada aos locais sagrados, embora o dicionário traga outro significado. Os israelitas tinham por obrigação se apresentar diante do Senhor três vezes por ano, para as festas religiosas principais: Pães Azimos ou asmos (páscoa); Semanas ou Primícias (sega do trigo) e Colheita (do fim do ano). Mesmo depois que os israelitas entraram na Terra Prometida, aquelas festas continuaram a lembrá-los como marcos, de que eles ainda eram peregrinos aqui na terra, seu verdadeiro lar era o celestial. A ausência involuntária do local de adoração levou o salmista a sentir uma profunda saudade do templo e da presença de Deus.

A ideia central deste texto é a necessidade profunda e vital que temos da comunhão com Deus. Essa comunhão torna-se luz e proteção àqueles que a buscam de todo o coração. Todo cristão fiel sente um tipo de saudade inexplicável da casa do Pai, anseia por proteção e luz neste mundo de densas trevas. Inconformados com este mundo, voltar para casa é tudo que desejamos. Deus é luz para nós mesmo em meio as mais densas trevas e mesmo que esse corpo mortal adoeça ou morra, Ele é nossa proteção e refúgio. Mesmo que o nosso corpo caminhe por lugares tenebrosos de dores, dificuldades, perseguições e lutas externas e internas, ainda assim nosso espírito recriado resiste na esperança de chegar em casa.  O mundo definitivamente não é o nosso lugar, por isso, peregrinar aqui não é fácil. A jornada do peregrino não é linear, antes é cheia de curvas, obstáculos e segue ladeira acima. Caímos e nos levantamos muitas vezes, mas o Senhor é Poderoso para nos suster.

As pessoas lá fora, buscam avidamente fórmulas mágicas para atenuar o stress e seus efeitos. Tentam preencher o vazio da alma com tantas coisas, que não passam de paliativos. No entanto, o único remédio eficaz para os males que afligem a humanidade, chama-se JESUS CRISTO, que em nós é a esperança da glória! Acontece, que a maior dificuldade, o maior problema enfrentado hoje é a própria insensibilidade dos corações, sobretudo, para reconhecer que só JESUS é a resposta suficiente para todas as dores do homem. O salmista aqui dá três motivos para prestar seu culto ao Senhor: O prazer do salmista está no Senhor; A força do salmista está no Senhor; e A confiança do salmista está no Senhor. Precisamos resgatar o prazer pelo Senhor e pela sua Santa Palavra. Bem-aventurados os que habitam na casa do Senhor e o louvam continuamente. Precisamos nos fortalecer no Senhor que é Sol e Escudo, para os que nele se refugiam. Bem-aventurados os que se fortalecem no Senhor. Precisamos confiar nossos cuidados ao Senhor, porque só ele pode nos sustentar e impedir que sejamos abalados! Feliz o Homem que confia no Senhor! Nadia Malta


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...