sábado, 6 de junho de 2020

Meditação/Nadia Malta/LIVRE-SE HOJE DA SUA PARALISIA!

LIVRE-SE HOJE DA SUA PARALISIA!
                                                                  
Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior”. João 5: 5-14.                                                                           

É preciso despertamento para livrar da paralisia os que vivem à margem da vida! O texto lido conta a história de um paralítico que padecia há 38 anos dessa enfermidade. Ele jazia com seu leito próximo ao tanque de Betesda (casa de misericórdia), para receber a sua cura. Havia uma crença entre os judeus que afirmava, que de tempos em tempos um anjo vinha e agitava as águas do tanque e quem se lavasse nessas águas seria curado. Havia ali uma multidão enorme de pessoas com as mais diversas enfermidades esperando a mesma coisa: CURA. Naquele dia específico, Jesus entra no pavilhão e encontra o paralítico e lhe faz uma pergunta: “Queres ser curado?”. O homem responde com uma queixa: “Não tinha quem o colocasse no tanque”, às vezes tendemos a transferir para os outros a responsabilidade por não conseguirmos ser abençoados, curados ou libertos. Jesus parece não se importar com a falta de objetividade da resposta do homem, ele sabia qual era a real situação ali e simplesmente dá a ordem para a cura. Tudo acontece muito rápido e a cura vem completa. O homem já saiu dali carregando o próprio leito.

A história é muito conhecida e dá margem a uma série de mensagens com abordagens diferentes, mas gostaria hoje de me deter em apenas um versículo, o v. 14 que traz uma séria advertência de Jesus! Tanto os velhos quanto os novos cristãos, precisam permanecer vigilantes diante das astutas ciladas do maligno. Vigilância para nós é uma questão de sobrevivência, o próprio Jesus nos alerta sobre isto. As armadilhas à nossa volta são tão sutis, que custamos a acreditar que por trás dessas situações tenha o dedo maligno do nosso adversário. O homem da nossa história pecou especificamente e por isso lhe sobreveio àquela paralisia. A nossa libertação, no entanto, depende do nosso andar: Andar em santidade, andar em amor uns com os outros e andar em dignidade. O homem em questão certamente tropeçou em uma dessas formas de andar, não sabemos qual foi, mas sabemos qual a foi a conseqüência daquele tropeço: uma paralisia de trinta e oito anos, deixando-o à margem da vida. Jesus diz duas coisas àquele homem: Uma proclamação e uma advertência: A proclamação - “Olhe que já estás curado!” e a Advertência - “Não peques mais, para que não te suceda coisa pior”. Jesus simplesmente proclama: “Já estás curado!” Aquele homem havia passado 38 anos de sua vida aprisionado por causa de uma enfermidade. Sua vida estivera estagnada, ele vivia de forma vegetativa e dependente.

Quantos em nosso meio, embora não tenham uma paralisia visível, mas são paralíticos moral, espiritual e emocionalmente. Aprisionados a pecados que os tornam estagnados, vivendo uma vida miseravelmente infeliz.  Um dia aquele homem teve um encontro verdadeiro com Jesus, a própria Misericórdia encarnada, que mudou radicalmente a sua história.   A segunda coisa dita ao paralítico é uma advertência séria. Vale para ele e vale para nós.  Aqui descobrimos que aquela enfermidade específica, era resultado de um pecado cometido pelo homem. Jesus é muito enfático: “Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior!”. O texto não afirma que toda enfermidade é resultado de um pecado específico, mas um pecado específico pode gerar enfermidade e morte.  A Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte”. Analise agora a sua vida. Em que área você tem estado paralisado? O pecado pode ter várias faces! Por isso, façamos uma auditoria espiritual, deixando que o Espírito de Deus faça uma varredura em nossa alma e nos revele as áreas que precisam ser limpas. Tempo de nos livrar de toda e qualquer paralisia! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...