quinta-feira, 18 de junho de 2020

Meditação/Nadia Malta/NOSSA ESPERANÇA ESTÁ MAIS VIVA QUE NUNCA!


NOSSA ESPERANÇA ESTÁ MAIS VIVA QUE NUNCA!
                                                                                  
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” I Co 15.19.                             

A ressurreição de Cristo é o penhor da nossa própria ressurreição, por isso temos uma viva esperança. No texto lido, o apóstolo Paulo fecha uma questão iniciada no versículo primeiro. Nesse contexto, do qual lemos apenas o versículo chave, o apóstolo fala aos seus leitores em Corinto sobre a importância da ressurreição de Cristo, que é o cerne do evangelho da graça e a razão maior da confissão de nossa esperança. Leiamos todo o capítulo. Por isso não dá para falar em esperança de cristão sem falar de ressurreição. Sabemos que já houve uma ressurreição do nosso espírito, outrora morto em seus delitos e pecados, mas aguardamos o dia da ressurreição de nossos corpos que serão glorificados à semelhança do corpo de Cristo. Aqueles que não estavam tão firmes na fé se deixaram contaminar pela filosofia dos céticos gregos, tornando-se desalentados e sem esperança. Nesse capítulo 15 de I Coríntios, o apóstolo fala da ressurreição do corpo, fato que acontecerá na segunda vinda de Jesus Cristo. Essa é uma realidade que não podemos perder de vista, do contrário, todo o evangelho se esvaziaria de sentido, bem como a nossa fé e a razão da esperança que há em nós.
                        
Ser cristão não é apenas ter fé na pessoa de Jesus Cristo. Antes, ser cristão é aquele que crê no Cristo vivo, ressurreto, como revelado na mensagem integral do evangelho. O evangelho é mais que o perdão dos pecados e a regeneração do espírito, inclui a ressurreição de Cristo que é o penhor, a garantia da nossa própria ressurreição, bem como a subseqüente renovação de toda a criação. A revelação do evangelho tem uma repercussão em todo o cosmos, não apenas no momento presente, mas por toda a eternidade. Paulo traz à memória dos Coríntios quatro verdades acerca da ressurreição que não podemos perder de vista: Primeira: Ele traz à memória dos Coríntios a mensagem que ele havia pregado e eles receberam e creram; Segunda: Ele traz à memória dos Coríntios tudo que as Escrituras do Antigo Testamento já haviam falado sobre o assunto; Terceira: Ele traz à memória dos Coríntios o testemunho daqueles que viram o Senhor ressurreto;  e Quarta: Paulo encerra a sua defesa trazendo à memória dos Coríntios o fato da grande inutilidade que o Evangelho teria e da própria fé em Cristo, caso Ele não houvesse ressuscitado.

Paulo havia pregado àqueles irmãos a mensagem integral do evangelho. Houve mudanças reais. Um salvador morto não poderia salvar ou transformar ninguém. Os leitores de Paulo haviam recebido a palavra, crido em Jesus, e, agora se encontravam firmados nessa verdade libertadora. Caso ele lhes tivesse falado de um Cristo morto, não teria havido genuína conversão. O que eles precisavam agora era manter firme a sua confissão de fé e rejeitar a falácia dos falsos mestres gregos, que estava contaminando a igreja. Paulo apela para o testemunho das Escrituras do Antigo Testamento. A síntese do evangelho é: Cristo morreu. Foi sepultado. Ressuscitou. Apareceu a muitos e voltará. Ao todo foram doze aparições mencionadas pelos evangelhos e o livro de Atos. Depois foi visto por mais de 500 irmãos de uma só vez. Todavia, uma das principais testemunhas desse evento glorioso foi o próprio Paulo. Negar a ressurreição seria tornar o cristianismo uma ilusão, uma farsa. Não haveria perdão dos pecados. Não haveria regeneração do espírito. A ressurreição é o cerne da esperança do cristão, não só nesta vida, mas na vindoura. Como diz o hino: “Porque ele vive, posso crer no amanhã”. Porque Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos! Cristo vive e reina pelos séculos dos séculos! A NOSSA ESPERANÇA ESTÁ MAIS VIVA QUE NUNCA! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...