segunda-feira, 8 de junho de 2020

Mediotação/Nadia malta/NÃO SE PODE ESCONDER O SABOR DO SAL, NEM O BRILHO DA LUZ!


NÃO SE PODE ESCONDER O SABOR DO SAL, NEM O BRILHO DA LUZ!
                                                                             
Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Mateus 5:13-16. 

Despertemos como povo de Deus para o nosso propósito: De ser sal e luz. No texto lido Jesus usa as metáforas do sal e da luz para ilustrar a nossa missão neste mundo, tanto como cristãos individualmente, quanto como igreja: O Corpo Vivo de Cristo sobre a terra. Os tempos mudaram, mas os problemas continuam os mesmos. As pessoas continuam buscando a Cristo pelo pão que perece, por isso é tão difícil hoje encontrarmos genuína conversão. E o que é mais grave é que algumas facções da igreja têm compactuado e estimulado essa demanda, desde que as igrejas estejam cheias. Nem sempre multidão ou templos lotados, é sinônimo de sucesso ministerial. No passado as pessoas vinham a Cristo com quebrantamento de espírito e o choro era uma evidencia disso. Hoje já não se vê entregas de vidas ao Senhor movidas por uma consciência profunda de pecado. O que foi que mudou? Boa pergunta. Será que é possível encontrar a resposta? O uso do sal no mundo antigo era imprescindível para a preservação de determinados alimentos, alem do seu uso culinário para acentuar o sabor dos pratos. Assim como a luz de pequenas lamparinas no passado eram tão importantes nas sociedades antigas sem energia elétrica. O sal precisa cumprir o seu papel, do contrário tem que ser jogado fora, para nada mais presta.

Assim é a missão do cristão e da igreja como um todo, se não cumprir seu papel tem que ser lançado fora, para nada mais presta, senão para ser pisado pelos homens. Não cumpriu seu papel não é cristão de fato! A luz precisa ser luz e deve ser colocada no alto para que ilumine todo o ambiente! Temos sido luz? Será que temos cumprido nosso propósito? O que temos visto hoje? A igreja contemporânea tem abandonado a pregação ousada e doutrinária da Palavra de Deus, praticada por Jesus e seus apóstolos, para ser agradável àqueles que ouvem. Passou a aceitar e justificar frivolidades, sob o pretexto de ganhar multidões para Cristo. Onde estão, então, esses “convertidos”? Será que os dados que nos chegam sobre conversões em massa têm sido verdadeiros? Verdadeiros convertidos fazem a diferença no mundo! No rol das funções da igreja, seguramente não está o entretenimento. O povo tem fome e sede da Palavra de Deus. Mas será que o alimento distribuído ao povo hoje, sobretudo, pela chamada igreja eletrônica, tem nutrido espiritualmente? Espaços caríssimos na mídia são usados para apregoar proselitismo eclesiástico, quando multidões famintas de Deus precisam receber o genuíno alimento que nutre para a vida eterna. Igreja não salva, denominação não salva. Só Cristo Salva! Outra característica tanto do sal, quanto da luz é que precisam estar no lugar certo na hora certa, ou seja, sal só é útil fora do saleiro. Luz só é útil nas trevas. Ser cristão dentro da igreja é fácil.

Que possamos estar atentos a maior necessidade à nossa volta e esta necessidade é uma só: Da pessoa do Cristo! O que o texto revela sobre o propósito da igreja? Fomos chamados para fazer a diferença; Precisamos cumprir o propósito para o qual fomos alcançados; Quando cumprimos esse propósito, glorificamos o Santo nome do Senhor. Precisamos voltar a alimentar as ovelhas com alimento substancioso e deixar de divertir bodes com os nossos picadeiros eclesiásticos! A igreja definitivamente não é um circo ou outro lugar qualquer de diversão. As igrejas e cristãos insípidos apagam o Espírito Santo ao deixarem de cumprir a sua missão: Anunciar ousadamente o Cristo, sendo luzeiros no meio de uma geração pervertida e corrupta. Se realmente fomos alcançados por Deus cumpriremos o nosso propósito de ser sal e luz num mundo que jaz no maligno. Não há como restaurar o sabor do sal. Sal sem sabor é lixo. E é isso que nos tornaremos se não cumprirmos o propósito para o qual fomos alcançados por Deus. A luz dos cristãos é uma luz focada, não difusa. A luz do cristão precisa ser clara e reluzente para dissipar as trevas.  A igreja não é uma casa de diversão ou casa de negócio, mas AGENCIA DE SALVAÇÃO, ela precisa funcionar efetivamente fora dos portões! Que possamos glorificar o nosso Deus com as nossas boas obras. Tanto a mensagem pregada quanto os louvores entoados precisam ser cristocêntricos. O povo de Deus dos nossos dias precisa resgatar o temor do Senhor que é o princípio da sabedoria! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...