sexta-feira, 12 de maio de 2017

Meditação/Nadia Malta/O ORGULHO DERRUBOU ATÉ ANJOS!

O ORGULHO DERRUBOU ATÉ ANJOS!

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos”. Provérbios 16.18,19.
                                                                                   


Tem um pensamento atribuído a santo Agostinho, bispo de Hipona que diz o seguinte: “Foi o orgulho que transformou homens em demônios; é a humildade que faz homens serem anjos!”. O mesmo pecado que derrubou o querubim ungido, transformando-o no inimigo número um das nossas almas, continua fazendo vitimas de eternidade a eternidade.  Isaias diz à respeito daquele querubim que caiu ao intentar ser semelhante ao Altíssimo: “Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14.14 - ACF). Tempo de reconhecer o nosso pecado do orgulho, confessá-lo e nos humilharmos “ante a poderosa mão do Senhor para que ele em tempo oportuno nos exalte”!

O orgulho é traiçoeiro e tem muitos disfarces. Tantas vezes ele vem travestido de sentimentos nobres para confundir até os mais experientes. Ele se apresenta, por exemplo, disfarçado em vergonha, hombridade que é a honradez ou retidão de caráter. Até mesmo como um “pleito lícito” por justiça. Outras vezes ele se traveste de tristeza e rejeição, não permitindo que a pessoa que o possui dê o passo de fé para uma reconciliação. São tantos os disfarces! A sua pior forma é quando se sente ferido! Alguém com o orgulho ferido pode se transformar em um animal perigoso! O orgulho tem uma irmã gêmea que é a arrogância, andam sempre juntos. Um dá cobertura à outra, um motiva a outra e tem levado muitos a ruína total!

O autor de Provérbios faz a sábia declaração citada no inicio. Quantas quedas de servos de Deus poderiam ter sido evitadas se eles tivessem discernido a ação sutil e destruidora do orgulho! Falamos sobre o trabalhar de Deus para nos refazer. Seremos moldados sendo expostos a situações que esmerilharão o nosso caráter! A nossa maior dificuldade é o orgulho deixar que nós entendamos isto! Quantos de nós verdadeiramente admitimos ter um coração orgulhoso? Muitos costumam até usar um velho jargão para suscitar um posicionamento “digno” diante de uma situação. É o famoso: “Você não tem vergonha na cara, não?”. Tal indagação, no final das contas é orgulho puro!


Partindo do princípio de que nenhum de nós está pronto, todos nós temos áreas de vulnerabilidade que precisam ser tratadas! E quando me refiro aqui a todos, também me incluo claro, talvez como a mais difícil das criaturas! Tem situações que me fazem empacar feito jumento, ainda bem que Papai é paciente, mas haja graça sobre mim! É quando o formão do Senhor desce rasgando a minha carne até que finalmente entenda o seu trabalhar em minha vida! O fato é que nenhum de nós está pronto de fato! Crente maduro, Deus colhe!E ainda citando Agostinho: “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas; porque é a fonte de todos os vícios!”. Concordo plenamente! O orgulho é o lastro, o alicerce para os demais pecados. O autor de Provérbios termina a sua citação dizendo: “Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos”. Não queiramos os despojos dos orgulhosos! Os despojos deles dentre outro são: solidão, dor e sofrimento! Assim, o orgulho derrubou até anjos, quanto mais os seres humanos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...