terça-feira, 9 de maio de 2017

Meditação/Nadia Malta/ATÉ ELE EXPERIMENTOU UMA TRISTEZA MORTAL!

ATÉ ELE EXPERIMENTOU UMA TRISTEZA MORTAL!

“A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Marcos 14.34.
                                                                                        


Sim, fiz esse recorte da fala de Jesus dita no jardim do Getsêmane poucas horas antes de sua crucificação, propositalmente. Jesus é o Sumo Sacerdote Perfeito porque à nossa semelhança sofreu todas as coisas, foi tentado em todas as coisas. Ele sabe o que sentimos. Ele conhece as nossas dores mais invisíveis aos olhos humanos e sabe como chegar a elas e tratá-las. Ele intercede por nós continuamente. A Bíblia está cheia de relatos de servos de Deus que passaram por momentos de tristeza profunda: Elias, Jeremias, Davi, Paulo, Jó, isto só para citar alguns. Alguns deles chegaram a amaldiçoar o dia do nascimento, outros desejaram para si a morte, todos se sentiram no fundo do poço. E até o próprio Senhor Jesus sentiu a alma profundamente triste até a morte!

O que nos faz pensar que não podemos ser emboscados por uma tristeza profunda, mortal ou em sua forma mais severa que é a depressão?  Que tem sido tão pouco compreendida em nosso meio, alvo de tanto preconceito e tantos “achismos”. Somos tão pouco caridosos com os que estão passando por uma depressão! Logo arrumamos fórmulas mágicas para tentar amenizar os sintomas e fazer com que a pessoa mecanicamente volte a sorrir, invariavelmente essa atitude não é porque nos preocupamos com a pessoa, mas é por causa do incômodo que a situação causa a nós. Essa é a grande e triste realidade!

Quantas vezes os momentos de tristeza se transformam em depressões severas! E quando as coisas se tornam mais complicadas é preciso sim, se recorrer a um profissional médico psiquiatra e psicólogo para que sejam associados terapia e medicamentos. Coisa difícil de aceitar em nosso meio! Contudo, gostaria de chamar a atenção para a necessidade de independente da ação de um profissional nos processos depressivos ou de outras patologias emocionais, empreendermos um derramar profundo do nosso coração na presença de Papai. É ali o único lugar onde nos rasgamos com a mais absoluta sinceridade de coração sem as críticas humanas. É no colo de Deus que encontramos refrigério e descanso para as nossas almas abatidas e inquietas!


Tanto o Senhor pode agir sobrenaturalmente ou usando os meios naturais através do conhecimento que ele mesmo deu aos seres humanos. Depressão não é fraqueza, muito pelo contrário, embora as causas sejam muitas! Quantas vezes não nos deprimimos ou ficamos ansiosos chegando até a ter ataques de pânico por termos sido fortes por tanto tempo! Conheço tantas histórias de homens e mulheres de fé, de oração que enfrentaram momentos de intensa infelicidade. Guerreiros de oração que em sua jornada por esta vida se depararam com essa inimiga gigantesca chamada depressão, que definitivamente não faz acepção de pessoas. Conta-se que Charles Spurgeon, chamado de príncipe dos pregadores, alguém que tinha uma profunda experiência com Deus sofria dessa terrível enfermidade. Certa vez ele declarou: “Passo por depressões tão profundas que jamais gostaria que vocês experimentassem tal estado de infelicidade”! Assim, Nenhum de nós está livre de um dia experimentá-la. Não julguemos a dor do outro! Sejamos benignos, empáticos e compassivos com aqueles que estão deprimidos, hoje é o nosso irmão, amanha pode ser qualquer um de nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...