sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/TAMBÉM ESTOU ENTARDECENDO, VIRAREI POR DO SOL!

TAMBÉM ESTOU ENTARDECENDO, VIRAREI POR DO SOL!

                                                                                          



Li outro dia uma frase de um poeta, de quem até então, nunca havia ouvido falar chamado Marcos Luedy que me encantou de um jeito muito especial e consolou o meu coração neste momento da minha jornada. Diz assim: “As mães nunca morrem. Elas entardecem, tingem de nuvens os cabeços e viram por do sol!”, que coisa mais linda! Só uma alma sensível poderia descrever esse momento com tanta delicadeza e caridade! A minha mãe está entardecendo com seus cabelos tingidos de nuvens caminhando para seu crepúsculo. Já faz alguns anos que ela foi “roubada” de nós pelo “ladrão de almas”, que é o mal de Alzheimer. Seu corpo está lá, mas as memórias se foram. Quantas memórias consegui resgatar e guardar comigo, outras no entanto, foram esvaídas pelo tempo! Peço ao Eterno que me faça pródiga nessas memórias inigualáveis, sobretudo, dos ditos, trejeitos, de causos, respostas vindas de um raciocínio rápido e comparações incomparáveis. Perdoem-me a redundância! Que eu possa passar para a minha posteridade tudo que me foi legado por ela.

As intercorrências trazidas por esse ladrão implacável são muitas! Mas a essência permanece! Nos últimos dias têm sido muitas as melhoras e pioras. Tudo muito doloroso para todos, mas especialmente para a minha querida e incansável irmã Valéria, sempre a postos! Ela, mais que todos nós tem se transformado em mãe da nossa mãe. É assim, nos transformamos em pais da morte dos nossos pais. Os Períodos de UTI têm sido alternados com o leito da enfermaria por causa de uma bactéria oportunista. Ela resiste bravamente, contrariando todos os prognósticos! Nesses dias tivemos a boa notícia que a bactéria foi finalmente vencida. O estado ainda inspira muitos cuidados, mas ela segue seu curso. É uma guerreira valente e não se rende facilmente! Aliás, rendição definitivamente é uma palavra que não se aplica a ela. Finalmente conseguiu fazer a gastrostomia, a pequena intervenção através da qual será introduzida uma nova sonda para alimentação. O que vai aliviá-la da antiga e incômoda sonda nasal. Alguns sustos, mas ela tem resistido e vencido a cada um. Louvado seja o Eterno por tê-la feito assim! Que bom que sou retalho daquele pano e farinha daquele saco. Somos guerreiras, não é mamãe? E só pela disposição de lutar, já somos vencedoras!

Olhar para ela é olhar as gerações passadas de avós e bisavós, todas foram mães que entardeceram e também tingiram seus cabelos de nuvens e viraram por do sol, como tão bem disse o poeta! É olhando para essa ancestralidade forte de mulheres de fibra, que de repente paro e me dou conta que pertenço a esse clã e também estou entardecendo. E um dia virarei também por do sol.  Sigo confiante para o meu próprio crepúsculo. Estou em paz com Deus e com o tempo. Ele é um bom e sábio aliado.  Abandonei as tintas artificiais e deixei que o tempo usasse sua própria tinta extraída da brancura das nuvens e pintasse meus cabelos. E tudo tem sido tão suave, sem o desespero de correr atrás da eterna e inexistente juventude ou mesmo de tentar barrar a ação inexorável do tempo, como sabiamente diria meu marido! É melhor fazer as pazes com o tempo e tê-lo como nosso aliado. Brigar com o tempo é péssima escolha. De nada adianta tentarmos mudar a embalagem, isto não revalidará o produto! Assim, que venham os anos que ainda terei que viver se for esta a vontade do meu Senhor, do contrário, estou pronta para o meu crepúsculo, afinal ele também tem seus encantos, até que anoiteça completamente e a minha noite alcance um novo alvorecer!

Para o cristão, o crepúsculo não assusta ele é sempre seguido pela Aurora perene. O raiar do Sol da Justiça é algo real, esperado e iminente. Entardecer e anoitecer é o caminho de todos os mortais! Entardeceremos, anoiteceremos inevitavelmente, mas amanheceremos para a nova e verdadeira vida! É depois do inevitável crepúsculo que a nossa vereda irá “brilhando mais e mais até ser dia perfeito” disse o autor de provérbios com a sabedoria que lhe fora dada pelo Eterno. Sigamos sem nos assustar com o crepúsculo, pois amanhecerá para nós! Nadia Malta. Em 02.02.17.


Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto e testemunho. Sinto-me honrado e agradecido pela citação do meu poema. Grande abraço.
Marcos Luedy

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...