domingo, 12 de fevereiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/ONDE OU EM QUEM ESTÁ A SUA FÉ?

ONDE OU EM QUEM ESTÁ A SUA FÉ?

"Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?”. Lucas 8.25.

                                                                                           


Creio que em tempos difíceis de grandes tempestades esta é uma boa pergunta para se começar uma meditação. Estamos em um mês cujo nome começa com “Fe”, muito sugestivo e oportuno. E é exatamente sobre isto que gostaria de falar hoje.  Neste mesmo Evangelho capítulo dezoito Jesus faz uma pergunta na segunda parte do versículo oito: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”. Esta pergunta do Mestre está cada vez mais difícil de responder. Apesar de tudo acenar para nós para que reguemos e façamos frutífera a nossa semente de fé temos feito “ouvidos de mercador” como diriam os antigos. Temos sido tardios para compreender as lições do Mestre!

O texto citado no inicio é uma linda lição de fé da parte de Jesus aos seus discípulos. Praticamente uma parábola viva. Eles foram convocados por Jesus a atravessarem para a outra margem do lago. Enquanto faziam a travessia, Jesus dormia no barco e se levanta uma grande tempestade. O barco estava sendo inundado e todos corriam perigo. Logo aqui aprendemos que navegar com Jesus não nos isenta de enfrentar vendavais. A grande diferença é a fé no Cristo. Tanto nesta tempestade quanto na outra, quando Jesus ficou na praia e veio acudi-los andando sobre as águas, ambas as situações demandam fé. Aliás, ele sempre acode os que a ele clamam com o coração cheio de fé.

A pergunta que inicia o versículo citado no inicio reverbera em nossos corações: Sim, “onde está a nossa fé”? Ou mesmo em quem? A fé é um dom, mas é também um dos aspectos do Fruto do Espírito Santo. E o Fruto do Espírito brota no canteiro da situação adversa. É na hora da agonia mais profunda que vamos ter a nossa fé provada. Aqueles discípulos amedrontados representam cada um de nós. A fé verdadeira precisa ser alicerçada sobre a Rocha que é o Cristo, esteja ele no barco conosco ou andando sobre as águas em nossa direção.


No inicio da narrativa, Jesus faz uma convocação aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago" em outra versão ele diz: “Passemos à outra margem!”. Será que o Senhor estava chamando para uma travessia geográfica ou espiritual? Creio que a segunda opção é a verdadeira. Todos precisamos fazer essa travessia da superficialidade de uma confissão de boca pra fora para uma fé viva e verdadeira. Se quisermos crescer precisamos fazer essa travessia. Atravessar o lago da incredulidade e ir para a outra margem. É precisamente lá, onde em muitas ocasiões precisaremos ousar colocar primeiro os pés para só, então, o Senhor colocar o chão! E nessa travessia seremos sempre surpreendidos por ele. Pois o vento e o mar continuam obedientes a Ele! Tão somente confiemos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...