segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/PERMANEÇAMOS NA EXATA MEDIDA!

PERMANEÇAMOS NA EXATA MEDIDA!

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. Romanos 12.3; II Timóteo – 1.7.

                                                                                           


Estamos chegando ao finalzinho do mês de Fevereiro. Foram dias bem difíceis que todos nós atravessamos e de certa maneira continuamos a atravessar. Nas horas das grandes agonias tendemos a nos inquietar em demasia, perdendo o equilíbrio e a medida para todas as coisas. Gostaria hoje de meditar um pouco sobre a questão da moderação. Procurei os versículos nessa versão (ARCF) em que a palavra moderação é usada. “Convém ser moderado em tudo, até na moderação” disse Oscar Wild.

Nas versões mais modernas a palavra é substituída por equilíbrio. Embora, tendamos a dar a ambas o mesmo significado, conseguimos ver significados distintos. Enquanto a palavra equilíbrio pode ser traduzida como “posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios”, a palavra moderação é a “virtude de permanecer na exata medida; comedimento”. Pronto, permanecer na medida exata! É disso que gostaria de tratar aqui.

Como tem faltado o senso de medida, de comedimento em nosso tempo e também em nosso meio! As pessoas vão de um extremo a outro em fração de segundos. E a falta de medida é sintoma de outra falta. A falta de amor cristão! O amor caridade, não a caridade de doar coisas, mas a caridade de se doar pelo outro. Pela graça que lhe foi concedida, o apóstolo Paulo exorta a cada um dos seus leitores que “não pense de si mesmo além do que convém”. Nem mais, nem menos, apenas o que convém. Não podemos perder de vista que tudo que somos, temos ou sabemos é por pura graça de Deus e é para a sua excelsa glória. Somos apenas canais, instrumentos de Deus, que Ele usa apesar de nós! Todo exagero é tendencioso! Todo zelo cego é fanatismo!


Ele segue no seu raciocínio e continua a sua exortação dizendo: “antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. As questões concernentes, por exemplo, ao evangelismo, há uma agonia para se “enfiar a palavra de Deus goela abaixo” por parte de muitos. Sobretudo, daquela maneira completamente desmedida de apontar os pecados. Sejamos amorosos, benignos e compassivos com aqueles que ainda não foram alcançados pela graça salvadora, assim como nós fomos tão amorosamente alcançados um dia. A única pessoa que pode convencer da justiça, do juízo e do pecado é o Espírito Santo. A nossa função é anunciar o Cristo. Falar do seu amor misericordioso. O apóstolo Paulo falando do mesmo assunto ao jovem pastor Timóteo dá a razão da sua exortação: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. É necessário que sejamos fortalecidos em Deus, que demonstremos temor e tremor diante de sua Palavra, que sejamos canais do seu amor e graça indizíveis. Deixemos com moderação que a Palavra cumpra seu papel. Não somos “convertedores”, somos apenas e tão somente semeadores. Semeemos! É o Santo e Divino Espírito que “CONVERTE DORES” em alegria e riso! É Ele quem sabe a medida certa e o tom certo para chegar aos corações e tocá-los. Não nos esqueçamos disto! Assim, sejamos moderados, permaneçamos na exata medida! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...