sábado, 3 de outubro de 2015

Meditação/Nadia Malta/TEMOS HONRADO OS NOSSOS PAIS?

TEMOS HONRADO OS NOSSOS PAIS?

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Deuteronômio 5.16.

                                                            


Atentemos para o dever de honrar os pais, como principal prerrogativa para uma vida longa e abençoada sobre a terra. O texto é a repetição do quinto mandamento, que encontramos também em Êxodo 20. Este é o primeiro mandamento com promessa. As promessas trazidas à reboque aqui são longevidade e prosperidade. Aqui não há muito rodeio: o filho que honra os pais é abençoado e o que o desonra é amaldiçoado. Quem amaldiçoa? A própria rebelião do filho. O Senhor em sua soberania atrelou a bênção dos filhos ao seu procedimento honroso com relação aos seus pais. Hoje não é dia de pai ou de mãe segundo o calendário secular, mas é uma boa oportunidade para falar de um assunto que tem trazido tristeza ao coração de muitos pais e mães. Especialmente as mães que têm sido machucadas pelas atitudes de seus filhos rebeldes contumazes. A falta de respeito aos pais é algo assombroso em nossos dias.

A pergunta aqui é: Como temos tratado nossos pais? Eis uma boa pergunta! O versículo, dada a sua importância aparece mais de uma vez no Velho Testamento e no Novo Testamento Jesus e Paulo falam sobre ele em Marcos 7.10-13 e Efésios 6.1-3. O que seria então honrar? Significa estimar, respeitar, acatar ou obedecer, ter paciência,  consideração. Os filhos que não honram os pais têm sempre uma desculpa na ponta da língua: “meus pais não são crentes” ou “meus pais são crentes, mas estão ultrapassados”.  A Bíblia não condiciona a honra dos filhos, à condição espiritual dos pais. Se você é um cristão essa honra está sendo requerida de você independente de quem sejam seus pais.

Nada dói mais ao coração de um pai ou mãe do que a postura desrespeitosa de um filho. Para não deixar nenhuma dúvida, alguns podem perguntar: “E se meu pai ou mãe exigirem que eu faça algo ilegal ou que vá de encontro à vontade de Deus?”.  O apóstolo Paulo responde a essa pergunta: “Filhos obedeçam aos seus pais no Senhor, pois isso é justo”. Obedecer no Senhor significa fazer tudo que não vá de encontro a Santa Palavra de Deus.  Assim, paremos de inventar desculpas para nossa rebeldia e nos voltemos para Deus em arrependimento sincero de coração. É hora de acertar a nossa vida com Deus nessa área. Peçamos perdão aos nossos pais por toda vergonha e desonra que temos causado a eles. Se já tiverem falecido, peçamos perdão a Deus por nossas ações com eles, para que essa maldição não alcance nossos filhos e os filhos deles. Salvação é de graça e pela graça, mas para que a bênção de Deus flua sobre nós é preciso obedecer aos seus preceitos. O Espírito de Deus o habilita para isso. Comprometamo-nos diante de Deus a fechar essa porta de legalidade, para que o inimigo não entre com destruição, roubo e morte sobre a nossa vida. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...