sábado, 17 de outubro de 2015

Meditação/Nadia Malta/ALEGREMO-NOS NO SENHOR!

ALEGREMO-NOS NO SENHOR!

                                                                              

Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza. Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras”. Jeremias 31.13; 2 Tessalonicenses 2.16,17.

                                                                            


Impossível não começar a meditação de hoje sem um sonoro brado de aleluia! O profeta Jeremias foi levantado para profetizar em um dos momentos mais dramáticos do povo de Deus, o Cativeiro de Babilônia. Não era fácil pregar de forma dura e contundente à respeito da postura rebelde do povo que acabou culminando num dos piores cativeiros da história. Contudo, apesar de toda desolação e toda sensação de desamparo, o Senhor promete transformar o lamento em júbilo, mas não antes de se completar o tempo para que os consertos fossem feitos e o povo se voltasse para Ele! Tempo que durou setenta anos! Quem determinou esse tempo? A própria rebelião do povo!

Foram muitos os profetas falsos que profetizavam segundo os seus corações e segundo a vontade do povo. Deus tem um tempo determinado para todas as coisas e nada acontece fora da vontade soberana Dele! Estabelecendo uma analogia entre as dores do passado e as nossas dores de hoje percebemos, que embora, não estejamos em um cativeiro literal, há muitos “cativeiros”, desertos e vales autoimpostos por nossas próprias rebeliões. O desejo de fazer aquilo que é do nosso querer em detrimento da vontade do Senhor é algo recorrente através dos séculos! Como a velha carne é contumaz em satisfazer seus desejos! Obedecer é sempre melhor que sacrificar! Aqui e acolá nos percebemos encerrados em cativeiros que nos oprimem e aprisionam gerando choro e ranger de dentes.

O Senhor avisou ao seu profeta que antes de se completarem os setenta anos, nada aconteceria. Há um tempo de maturação para mensurarmos as nossas culpas, purgando-as em quebrantamento sincero de coração! Apesar do humanismo, de certo modo, brigar contra os efeitos da culpa, ela tem o seu lugar e seu papel nos planos perfeitos e terapêuticos de Deus. Só por meio de um arrependimento genuíno podemos fazer o caminho de volta para Deus!

Só na presença do Senhor desfrutamos da plenitude de alegria e de delícias para sempre! Nada, ou ninguém pode nos satisfazer plenamente! Projetar sobre os outros a nossa expectativa de felicidade além de gerar peso para nós e para os outros gera frustração e insatisfação permanentes! Só Jesus Cristo em nós é a Esperança da Glória! No versículo de Jeremias citado o Senhor promete transformar o lamento do seu povo em júbilo, no devido tempo, é claro. Ele promete consolo e alegria ao invés de tristeza. O apóstolo Paulo arremata ratificando as palavras trazidas há tanto tempo falando a mesma coisa. Pela graça e consolação recebidas em Cristo teremos ânimo e fortalecimento para realizarmos as obras de Deus, não apenas em palavras, mas em atos concretos. Ortodoxia e ortopraxia precisam andar juntas! Conhecimento teórico doutrinário precisa estar alinhado a uma fé prática. São atos concretos de amor testificando do que apregoamos!

Assim começamos e terminamos glorificando ao Senhor por sua graça e soberania. Ele não desiste dos que são seus filhos. Ele não     nos descarta, antes faz os consertos necessários para que voltemos para Ele em amor e alegre gratidão. Essa volta é geradora de júbilo, de alegria, de folguedos! O lamento se esvai e a voz de choro é trocada pelas canções de regozijo. Precisamos de um batismo de alegria! Que o Senhor nos renove transformando o nosso lamento em júbilo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...