sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Meditação/Nadia Malta/DEPOIS DA SALVAÇÃO É GRAÇA E RAÇA!


 DEPOIS DA SALVAÇÃO É GRAÇA E RAÇA!


                                                                                             

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie!”. Efésios 2.8,9.

                                                                                     


Salvação é de graça e pela graça. Não fomos alcançados porque havia algo  interessante em nós que pudesse sequer despertar um só olhar de Deus. Não havia nada, nenhuma obra meritória de nossa parte. Na verdade estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Éramos chamados de filhos da desobediência ou filhos da ira. A nossa condição anterior não nos permitia escolher o bem. Andávamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar que continua agindo nos filhos da desobediência. A verdade aqui contida é a viga mestra da soteriologia Cristã. Aliás, Graça é favor imerecido de Deus, baseado única e exclusivamente na sua vontade soberana e ponto final. Não há o que se discutir aqui.

Fomos salvos pela graça, regenerados pelo poder do Espírito Santo de Deus. Isto feito, passamos a andar em novidade de vida. As coisas velhas passam tudo se faz novo. Contudo, não podemos perder de vista a parceria que se estabelece entre a vontade do salvo e a ação do Espírito Santo que habita nele. Aí, entra empenho, diligencia, esforço, perseverante. Na verdade, nos tornamos uma guerra civil ambulante. É carne militando contra Espírito Santo e vice versa. Não podemos negligenciar o esforço humano ancorado sim pela graça fortalecedora, firmadora e sustentadora para resistir às oposições que se levantam. Em Mateus 11.12 o Senhor Jesus diz: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.  Resistir às tentações demanda esforço, empenho, diligencia obstinada, repito. Santificação é entrega diária, ininterrupta do EU carnal no Altar! Altar é lugar de sacrifício, de morte. Um pastor conhecido diz que fomos salvos pela graça e o mais é raça! Atingir a perfeita varonilidade não é tarefa fácil.

Aliás, uma das figuras usadas biblicamente para ilustrar o cristão é a figura de um soldado arregimentado pelo Grande General, Jesus! Não me parece que um soldado fique em repouso, descansando em meio às batalhas para as quais foi convocado! Sua própria condição pressupõe luta, garra! Em Lucas 13, 23, 24 Jesus diz: “E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”. Não se entra no Reino com as velhas bagagens! Tenho me admirado com a forma irresponsável como os cristãos têm negligenciado a santificação. Muitos até tem o desplante de dizer: “Não tenho que me esforçar, não preciso fazer nenhum sacrifício, pois Jesus já fez o sacrifício por mim ou ainda, sou assim é meu temperamento”. Regeneração do espírito morto é um ato único, mas santificação é ato contínuo! A graça nos salva e nos capacita a vencer especialmente a nós mesmos, mas se não nos empenharmos com raça seremos vergonhosamente nocauteados pela nossa rebelião. Carne não se converte, precisa ser domada. A medida da estatura da plenitude de Cristo é o nosso padrão! Para isto contamos com Graça e Raça para domar a carne e fazer o que é da vontade de Deus! É a graça que capacita para que façamos, mas cabe a nós decidir fazer ou não!

O Apóstolo Pedro em sua segunda Epístola ratificando aquilo que já fora dito por Jesus e por Paulo no que tange ao empenho humano de vencer as inclinações da carne diz (VS.3-11). O texto é longo, mas vale a pena lê-lo: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Deus muda sim, caráter e temperamento. Os que foram verdadeiramente regenerados tiveram a sua velha estrutura implodida para que um novo edifício seja construído no lugar. O autor de Hebreus ainda propõe uma carreira com os pés desembaraçados do peso e do pecado que tenazmente nos assedia! Não fomos salvos pelas obras, mas para elas! “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (v.10). Essas obras testificam do que a graça operou em nós, do contrário, seremos grandes farsas como cristãos! Assim, depois de salvos Graça e Raça precisam andar juntas! Que o Senhor nos ajude a ser encontrados fiéis! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...