sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/ JESUS CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA QUE NÃO DESAPONTA!

 JESUS CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA QUE NÃO DESAPONTA!

                                                                                     


Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Lamentações 3:21-25. 




Estamos chegando ao limiar do novo ano. Há tanta incerteza em várias áreas. O que nos aguarda? Sinceramente, não sabemos. Mas sabemos quem nos aguarda: O Deus Da Esperança! É inegável a desesperança que tem se instalado, sobretudo, em nosso país, assolado pelos cânceres da corrupção e da mentira. Mais que nunca precisamos buscar o Senhor, olhar para Ele e esperar unicamente Nele! O cenário político, social e espiritual é caótico sob todos os aspectos. Nunca se viu tanta profusão da malignidade como em nosso tempo. Os falsos profetas do passado que procuravam trazer falsas esperanças ao povo com relação ao fim do cativeiro de Babilônia têm surgido também em nossos dias, aliás, aqueles fizeram escola através dos séculos!  O cativeiro durou setenta anos. E quanto ao que tem nos assolado em nosso tempo? Clamemos por misericórdia!

Alguns acham que o Senhor os esqueceu e de certa maneira têm olhado para vários lugares tentando achar uma saída e até mesmo se apegado a falsas esperanças, como o povo de Deus do passado. O apóstolo Pedro nos ajuda neste momento a recobrar o ânimo. Ele diz: “Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. O profeta Jeremias nos convida a olhar para o Senhor, a única Esperança que não desaponta. Ele nos oferece três razões para não esmorecer diante do caos: Primeira razão: As misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã; Segunda razão: A grandeza da fidelidade de Deus; e Terceira razão: A bondade do Senhor se manifesta aos que esperam nele! Façamos como o profeta que parou e deixou de olhar para sua própria miséria e passou a lembrar-se das misericórdias de Deus, que se renovam a cada manhã e são a razão de não sermos consumidos. O Senhor é misericordioso e é Aquele que sente a nossa dor, a nossa miséria e se compadece de nós. Apesar dos que têm se deixado seduzir pelos que se dizem cristãos e negam com suas atitudes, ainda há muitos joelhos que não têm se curvado a esses! A consciência da misericórdia e da fidelidade de Deus fez Jeremias recobrar o ânimo em meio a todo o caos.

A própria alma do profeta brada das profundezas: “A minha porção é o Senhor”. Pelo fato do Senhor ser a porção do profeta, ele poderia esperar nele o quanto fosse necessário. Isso não era confissão de pensamento positivo, era certeza do agir de Deus. E é essa certeza que precisamos ter. A Palavra do Senhor nos assegura que Ele é bom e que a sua misericórdia dura para sempre. Contudo, a bondade e a misericórdia de Deus não nos dão licença para pecar nos voltando contra Ele. As bênçãos do Senhor estão disponíveis aos que andam em seus caminhos. O Senhor se coloca como um muro de fogo ao nosso redor, mas nós insistimos em romper esse muro com nossas rebeliões, e do lado de fora dele há serpentes que nos espreitam para dar o bote, trazendo dor, destruição, enfermidade e morte. Devemos atentar para a “bondade e severidade de Deus”. O ano está quase findando. Faxinemos o santuário. Aprendemos em Lamentações que mesmo no meio do sofrimento mais atroz Deus se manifesta ao seu povo dando-lhe oportunidade de mudança e crescimento. Pensemos nisto! Deus é a nossa fonte de cura, libertação e plenitude, busquemos, pois, a ele, a nossa viva Esperança! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...