segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/NÃO PERMITA QUE O COMBUSTÍVEL ACABE!

 NÃO PERMITA QUE O COMBUSTÍVEL ACABE!

                                                                                    


Sem lenha, o fogo se apaga”.  Pv. 26.20 a. 


Coloquemos mais lenha no braseiro de Deus no altar do nosso coração e não permitamos que o entusiasmo e a alegria do Espírito Santo arrefeçam. O texto que lemos é só a primeira parte do versículo citado e traz um princípio que vamos utilizar para compreendermos o que o Espírito Santo deseja ministrar ao findar deste velho ano. Para que um fogo subsista é preciso ser alimentado por algum tipo de combustível. No caso do versículo lido, o combustível é a lenha. Assim, do mesmo jeito que sem lenha o fogo se apaga, havendo lenha o fogo se tornará cada vez mais intenso. Esse princípio tanto é válido para os relacionamentos humanos, quanto para o nosso relacionamento com Deus. Quando alguém entrega a sua vida a Jesus Cristo e vive uma experiência pessoal com ele, algo como que um fogo de Deus aquece o seu coração. A pessoa se sente renovada, alegre, cheia de vigor espiritual, disposta a enfrentar qualquer desafio, obstáculo ou dificuldade. Por causa desse combustível celestial, essa pessoa será capaz de vencer adversidades, vícios e as forças das trevas. Há um fogo santo ardendo naquele coração! Este Fogo também é chamado de Espírito Santo de Deus. Por isso ouvimos a exortação do apóstolo Paulo em I Ts 5.19: “Não apagueis o Espírito”.

Lamentavelmente o fogo do Espírito Santo tem se apagado no coração de muitos cristãos depois de muitos anos de caminhada e pelas mais diversas razões.  Quando não alimentamos esse fogo com o combustível necessário, os ventos das dificuldades, das perdas, das tribulações, do ativismo, da sobrecarga das demandas da vida e da própria religiosidade mecânica podem apagá-lo. A Falta desse combustível no coração dos cristãos os torna mornos, indiferentes, infelizes, desanimados e difamadores do seu Senhor. Qual seria, então, o combustível santo capaz de reacender o fogo de Deus nos corações? Conseguimos listar pelo menos cinco: O Combustível da Adoração; O Combustível da Oração; O Combustível da Palavra de Deus; O Combustível da Comunhão; e O Combustível do Testemunho pessoal. O nosso Senhor é o Deus que procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Não uma adoração pré-fabricada, em um lugar específico como no passado, mas através de uma vida apaixonada por Deus. Hoje o templo de Deus somos nós. O altar da adoração é o nosso coração. Precisamos entender que cada ato nosso, cada gesto, cada pensamento, cada palavra que proferimos devem expressar essa adoração de forma genuína. “O cristão precisa ser um aleluia da cabeça aos pés”. Na verdade, fomos criados para louvor da glória de Deus. 

A oração é o canal direto de comunicação com o Trono da Graça, através de Jesus Cristo. Este canal precisa estar permanentemente aberto, do contrário nos tornaremos áridos, mecânicos. A Palavra de Deus é o nosso alimento, sem ela nos tornaremos fracos, vulneráveis. Não existe cristão  autônomo. É na comunhão dos santos que exercitamos graça, a misericórdia, o amor e piedade de uns para com os outros. É nessa comunhão do Corpo que as bênçãos do Senhor são ordenadas. Devemos ser incansáveis, não só como modelos do rebanho, como também no evangelismo. O maior sermão que se pode pregar é a própria vida. Testemunhar com atitudes, com a própria vida é o grande desafio que o Senhor requer de nós. Disponhamo-nos a abastecer esse fogo com a lenha que falta, ainda hoje, e uma grande transformação começará a acontecer. Quando o fogo de Deus está ardendo em nós, como deveria, recebemos poder do Alto para colocar a vida em movimento: Avivando o coração indiferente, curando os casamentos e demais relacionamentos partidos, restaurando as finanças, salvando as nossas famílias, intervindo em nosso local de trabalho, resgatando vidas e libertando os cativos. Que assim seja em nome de Jesus Cristo, Amém! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...