segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Meditação/ Nadia Malta/CUIDADO COM OS ENGANADORES, ELES SÓ QUEREM NOS USAR!

 CUIDADO COM OS ENGANADORES, ELES SÓ QUEREM NOS USAR!

                                                                                   


Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más”. II João 1.7-11. 




O apóstolo João escreve esta segunda epístola a certa senhora eleita. Embora, haja muitas interpretações desta passagem, tenha ele escrito a uma mulher cristã ou a uma igreja, vamos nos ater mais ao conteúdo que a destinatária. A palavra-chave desta epístola é VERDADE. O presente texto instrui aquela “senhora eleita”, a ter cuidado com os falsos mestres que percorriam as igrejas com o fim de minar a sã doutrina. A igreja se reunia nas casas dos cristãos, por isso, aqueles irmãos se tornavam hospedeiros dos servos de Deus que estavam de passagem. Embora, seja uma passagem específica quanto ao cuidado que deveriam ter com quem hospedavam, especialmente, em relação aos que se arvoravam em mestres, há aqui um ensino precioso e aplicável aos nossos dias, também em relação aos que se dizem cristãos e não são!

Será que conseguimos discernir um falso ensino ou somos facilmente ludibriados pelos enganadores contemporâneos? Jesus no Sermão do Monte advertiu: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”. Palavras mais que oportunas para os nossos dias, quando os enganadores têm se proliferado. Estamos cercados de muitos falsos “cristãos” que se infiltram em todas as áreas dos saberes, como enviados do maligno para iludir se possível os eleitos de Deus. Muitos se arvoram em mestres, ou líderes civis supostamente cristãos. Eles são insistentes e escorregadios em suas abordagens e usam do recurso do sofisma para enganar. Portanto, a palavra para nós é cautela! Todo cuidado ainda é pouco, porque os enganadores continuam saindo pelo mundo a fora com o mesmo propósito.

O apóstolo João nos dá quatro sinais em relação essa questão: Cuidado com os enganadores! Cuidado para não se deixar enganar! Aprendamos a discernir! Quem acolhe o enganador se faz cúmplice de suas obras malignas! Insistimos com a necessidade de discernimento dentro da irmandade. Não nos iludamos com as palavras, mas prestemos atenção às atitudes dos que se dizem cristãos e negam com atitudes! O adversário é um grande estrategista, não podemos lhe ignorar os desígnios. Acordemos! Os cristãos têm sido ludibriados, por aqueles que inescrupulosamente têm usado o nome do Cristo! Tenhamos cuidado para não acolher o enganador, se acolhermos o seu ensino e suas palavras destituídas de atitudes cristãs, nos tornaremos cúmplices de suas obras malignas e ainda infamaremos o caminho. Muitos têm confessado o Cristo de boca pra fora para enganar os tolos e fazer adeptos para seus intentos gananciosos. Cuidado: Que Deus nos ajude a discernir! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...