quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS A VERDADEIRA SABEDORIA!

 BUSQUEMOS A VERDADEIRA SABEDORIA! 

                                                                              


Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. 1 Coríntios 2:6-9. 


 No texto lido, o apóstolo Paulo chama a atenção dos seus leitores para verdadeira sabedoria VINDA de DEUS que envolve o mistério da salvação. A idéia central aqui é simplesmente proclamar que o evangelho da graça deve ser ministrado e recebido pelo poder do Espírito Santo e não pela eficácia da argumentação humana. A eficácia do evangelismo não depende de nossos argumentos, nem de expedientes persuasivos, mas sim do poder de Deus operando em nossa vida e por meio da palavra que compartilhamos. A fé vem apenas pelo ouvir a palavra de Deus. O apóstolo Paulo insiste com seus leitores que o cerne do evangelho é Cristo e este crucificado: “Escândalo para os judeus e loucura para os gentios”. Se compreendermos esse mistério, terá sido revelada para nós a verdadeira sabedoria do Espírito. O apóstolo apresenta aqui dois fundamentos do Evangelho da graça aos quais devemos observar: O Evangelho da Graça é idéia de Deus, não de homens, e faz parte do plano eterno de Deus; e O Evangelho da Graça é revelado pelo Espírito Santo mediante a Palavra pregada, não pela sabedoria humana.

A salvação foi planejada pelo Pai desde tempos eternos, comprada pelo Filho e ministrada no poder revelador do Espírito Santo! Sua mensagem é ao mesmo tempo simples e profunda. É simples o suficiente para que até um iletrado a compreenda. Diz o profeta Isaías que nem o louco errará o Caminho. É tão profunda, ao ponto do teólogo mais brilhante não conseguir entender o seu âmago. Essa é a verdadeira sabedoria que vem de Deus e não de homens. Os cristãos coríntios, assim como muitos hoje, haviam esquecido o preço pago por sua salvação, deixaram de olhar para o mistério da cruz e passado a se ocupar com questões secundárias. Iam atrás da filosofia grega tentando misturá-la com o cristianismo, como se este não fosse suficiente. Hoje vemos um afã semelhante naqueles que são dependentes de eventos como seminários, congressos e encontros disso e daquilo. Salvo raras exceções, a maioria desses eventos não passa de caça níqueis para atrair bodes entediados, mas não alimenta ovelhas.

Paulo ressalta aqui quatro ministérios importantes do Espírito Santo: Primeiro: O Espírito habita no cristão; Segundo: O Espírito sonda as profundezas de Deus; Terceiro: O Espírito ensina; e  Quarto: O Espírito amadurece o cristão. Uma das marcas da maturidade é o discernimento. O cristão maduro tem a mente de Cristo; vê não a aparência das coisas, mas a sua profundidade. Isso tem faltado em nosso tempo. Termino com as palavras do apóstolo ainda falando aos coríntios : Em I Co 3.18-20, Paulo diz: “Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios que são pensamentos vãos”. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...