sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS EM DEUS A NOSSA VERDADEIRA CONSOLAÇÃO!

 BUSQUEMOS EM DEUS A NOSSA VERDADEIRA CONSOLAÇÃO! 

                                                                             


Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”. 1 Tessalonicenses 4:13-18. 


Os cristãos de Tessalônica, para os quais Paulo escreveu duas epístolas, viviam absolutamente em função da segunda Vinda de Cristo. Ao ponto de muitos ali deixarem de trabalhar, porque achavam que Cristo estava às portas, podendo voltar a qualquer momento. Havia também outra preocupação na cabeça daqueles irmãos, que era a situação dos entes queridos que haviam morrido. E quando o Senhor voltasse, o que seria feito daquelas pessoas?  Os cristãos que estiverem vivos quando o Senhor voltar terão algum privilégio em relação aos que faleceram? O texto que lemos procura trazer luz a essas questões. Sempre que um ente querido nosso parte para a eternidade, muitos questionamentos surgem na mente de alguns, à semelhança do que aconteceu em Tessalônica. Este ano foi um ano de muitas partidas súbitas por causa da pandemia. O apóstolo Paulo consola os cristãos do passado e de hoje se baseando em cinco fatos fundamentais: Aquilo que a Palavra de Deus revela; Cristo voltará; A realidade da ressurreição – Cristo ressuscitou; O Senhor arrebatará seu povo; e O grande encontro – os cristãos estarão para sempre com o Senhor.

Desde os tempos antigos, a humanidade tenta desvendar o mistério do pós morte. No entanto, apesar das experiências relatadas por muitos, o que temos de concreto é aquilo que é revelado pela Palavra de Deus, tudo o mais não passa de especulação. Assim, nós os cristãos, não precisamos ficar imaginando isso ou aquilo, baseados nas especulações de alguns. Cremos e nos consolamos com aquilo que está escrito na Bíblia Sagrada, que é a nossa única regra de fé e prática. O apóstolo usa aqui o verbo dormir como uma metáfora para se referir aos verdadeiros cristãos que partiram para a eternidade. Esse sono refere-se ao corpo, não ao espírito do homem, que ao deixar esta vida, entra imediatamente na presença do Senhor. A realidade da volta de Cristo é um grande consolo em meio à tristeza da partida de um ente querido. Não dizemos que perdemos aqueles que se foram com Cristo, porque sabemos onde estão. Quem pode afirmar isto com certeza? Aqueles que crêem em Jesus Cristo e o receberam como Senhor e Salvador. Qual o elo que nos une aos nossos queridos que morreram no Senhor? O vinculo da cruz por intermédio de Jesus Cristo!

Quando Paulo pregou a doutrina da ressurreição, os filósofos da época zombaram dele. Para aqueles filósofos como seria possível ressuscitar o corpo já apodrecido e em decomposição? Para eles essa doutrina era absurda e impossível. Na ressurreição, o corpo não será reconstruído com os mesmos elementos terrenos, mas com elementos espirituais. Os mortos ressuscitarão primeiro e os vivos serão transformados e levados para se reunirem com Cristo e com aqueles que haviam partido. Esse é o momento glorioso que todo cristão anseia. Teremos ali um corpo novo glorioso, semelhante ao de Jesus sem defeito, sem enfermidade, não mais sujeito às dores. A salvação em Cristo nos garante experimentar tudo isso. Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...