terça-feira, 12 de outubro de 2021

Meditação/Nadia malta/ CONFIANÇA ABSOLUTA, SÓ EM DEUS!

 CONFIANÇA ABSOLUTA, SÓ EM DEUS!

                                                                                    


“Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido. Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre”. Salmos 28.6-9. 


Na verdade, pouco importa a situação histórica deste salmo, o fato mais importante aqui, é que suas palavras proferidas há tanto tempo calam fundo em nossos corações e nos ensinam lições preciosas sobre o silêncio de Deus, a perseverança e a fé confiante no meio das grandes provas pelas quais passamos.  A cada dia fica mais claro que os agires de Deus acontecem de acordo com a sua soberana vontade e obedecendo a um cronograma diferente daquele usado pelos seres humanos apressados. É imprescindível e terapêutico confiarmos no Senhor em toda e qualquer situação, mesmo quando ele se cala. Como servos do Deus vivo, quando estamos passando por momentos de grande aflição, a primeira coisa que nos ocorre é buscá-lo, para que ele nos livre daquela hora dolorosa. MAS O QUE FAZER QUANDO ELE SIMPLESMENTE SE CALA? A Bíblia nos mostra inúmeros servos do passado que experimentaram a dor de não se sentirem ouvidos por Deus. Assim, essa experiência não é algo que acontece apenas com você ou comigo. Há propósito até para o silencio de Deus. Em algumas ocasiões, o próprio silêncio faz parte da resposta.

O salmo traz algumas revelações sobre a confiança em Deus: A Confiança deve ser exercitada mesmo diante das orações aparentemente não respondidas; A confiança deve ser exercitada por causa do que Deus fez no passado; e A confiança deve ser exercitada por causa das promessas de Deus e de seus atributos imutáveis. Davi orou fervorosamente por uma situação que nos parece difícil, mas não obteve resposta, assim como você e eu tantas vezes. Precisamos compreender que o silencio ou a demora de Deus não significa recusa em responder. Há um propósito que talvez só compreendamos lá na frente. Enquanto a bênção não vem, o Senhor trabalha em nós a humildade, a paciência e a fé confiante. No devido tempo, ele nos ajudará como o pastor acode as ovelhas. O grande mistério da fé não é mover Deus em nossa direção, mas nos mover na direção de Deus. Sempre. Note que quando o salmista supera a aparente demora de Deus, através da perseverança e da fé confiante, a cena se transforma. Ele passa a cantar louvores ao Invés de chora e lamentar. O Senhor que nos socorreu no passado, é o mesmo que pode nos socorrer agora.

Davi encerra seu cântico encorajando o seu povo com o que aprendeu com aquela experiência. Da mesma maneira como o Senhor salvou o rei, salvará também aqueles que nele confiam, independentemente de emoções ou desejos. Por isso, mesmo em lágrimas, precisamos aprender a declarar a nossa confiança irrestrita em Deus. Os que confiam verdadeiramente em Deus não serão envergonhados. Em outras palavras Davi está dizendo: “Não há fórmulas mágicas para sairmos das dificuldades, mas há um segredo que ele compartilha conosco: precisamos confiar no Senhor em todo o tempo, mesmo quando ele aparentemente silencia, porque só ele “é a força do seu povo, o refúgio salvador do seu ungido”. A Bíblia nos ensina que essa confiança não é um sentimento emocional, sujeito a mudanças de humores, mas é um exercício da vontade. É a vontade domada, sob controle. Eu decido confiar, você decide confiar. Os atributos eternos e imutáveis de Deus, bem como as suas promessas respaldam essa confiança. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...