quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Meditação/Nadia Malta/APRENDAMOS COM O SALMISTA A FAZER SOSSEGAR A NOSSA ALMA!!

 APRENDAMOS COM O SALMISTA A FAZER SOSSEGAR A NOSSA ALMA!!

                                                                                     


 Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre”. Salmos 131:1-3. 


 A humanidade hoje vive em busca de uma fórmula mágica para se livrar de uma vez por todas da ansiedade, que tem sido a mãe das mais diversas patologias emocionais e físicas. Nos meios cristãos, essa tendência também tem dado lugar a um sem número de ministérios oportunistas, que caçam e aprisionam a alma do povo de Deus, ao invés de ensiná-lo a buscar refúgio no Senhor, confiar e descansar nele. E note que não estou falando aqui da necessidade lícita da busca de um profissional, quando se reconhece uma patologia. Será que existe essa fórmula? A Bíblia afirma que sim. E ainda nos assegura que na verdade, essa não é uma fórmula, mas uma pessoa: JESUS CRISTO. O grande problema é que não conseguimos nos entregar a ele completamente. O recebemos como Salvador, mas não entregamos a ele o senhorio das diversas áreas de nossas vidas. Precisamos entender que quando Jesus é Senhor de nossas vidas, os problemas não vão deixar de existir por causa disso, mas ao entregar a ele nossos problemas e inquietações, conseguiremos superá-los sem desespero ou desequilíbrio. Ele é aquele que tem o controle de tudo em suas mãos.

 No texto o salmista nos diz o que é necessário para experimentar o Descanso de Deus: É preciso esvaziamento de si mesmo e o exercício de uma humildade verdadeira; É preciso disciplina para experimentar o Descanso de Deus; e É preciso falar disso como o salmista fez. A humildade é a virtude pela qual, reconhecemos nossos defeitos, limitações,  fraquezas, incoerências, finitudes e uma profundíssima dependência de Deus, enquanto a soberba é o agir independentemente da vontade Dele, que visa a auto-exaltação e o aplauso. Davi havia experimentado no passado o resultado de sua soberba ao levantar o senso de Israel, para sua própria glória, seu pecado afetou a nação inteira, 70.000 morreram. Através da humildade conseguimos reconhecer e confessar os pecados e nos preparamos para receber a ajuda e o conforto de Deus. Davi chegou a um momento de sua vida, que olhou para trás e percebeu a inutilidade de tantas lutas para conquistar o que conquistou e resolveu colocar-se diante do Senhor numa atitude de humildade e entrega. O Senhor se agrada do abatido e contrito de espírito que treme da sua Palavra.

 Note que aqui o salmista diz: “fiz sossegar a minha alma”. Ele empenhou-se, esforçou-se para domar a sua alma para que ela obedecesse à vontade de Deus. Domar a alma não é uma tarefa fácil. A alma é exigente, ela cobra e sempre quer mais, nunca está satisfeita. A alma clama pelo elogio, pela fama, pelo reconhecimento, ela procura tirar a glória que só a Deus é devida. Somos transformados quando temos nossa alma (mente) renovada pela Palavra de Deus. Só aí experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O salmo lido é um cântico de romagem, fazia parte do hinário de bolso do povo de Deus durante as tarefas diárias e em suas peregrinações para Jerusalém. Essas verdades eram cantadas para não serem esquecidas. Assim, Pratiquemos a humildade reconhecendo as nossas fraquezas, incoerências e limitações. Rendamo-nos a vontade do Senhor.  Disciplinemos a nossa alma, procuremos domá-la a fazer a vontade Deus, confiando nele incondicionalmente. Lembremo-nos que  o descanso de Deus é uma pessoa chamada JESUS CRISTO e só nele podemos esperar. Compartilhemos com os que estão à nossa volta que o Senhor é Deus. Isso influenciará positivamente os que estão à nossa volta. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...