quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/SENSIBILIDADE, OS OLHOS E OUVIDOS DO CORAÇÃO!

SENSIBILIDADE, OS OLHOS E OUVIDOS DO CORAÇÃO!

                                                                             

Ouvir e ver com o coração tem se tornado cada vez mais raro. As pessoas têm estado tão ocupadas com as suas múltiplas ocupações, tão ensimesmadas nos seus interesses pessoais, que olham e não veem. Ouvem mas não escutam. Tornaram-se míopes e surdas emocionalmente! Os processos transformadores são complexos, demandam paciência e compaixão por parte dos que estão ao nosso lado.  Quem sabe se não é isto que está acontecendo agora com alguém bem próximo? Essa pessoa tem se mostrado estranha, inquieta, se contorcendo. É difícil se tornar borboleta e mais difícil ainda é experimentar a paciência e compreensão dos que estão ao nosso lado em meio aos nossos processos de metamorfose. Que dificuldade para se perceber o que está bem abaixo do nariz!

Tenho ouvido muitas pessoas solitárias na multidão. “Desfilhadas”, mesmo tendo muitos filhos. E aqui abrimos um pequeno parêntese para falar de algo que tem virado uma pandemia: o descaso dos filhos com pais velhos. Gente, envelhecer não é fácil! Quando mais se precisa dos filhos, eles não estão presentes. A Palavra de Deus diz em um dos mandamentos com promessa: “Honra a teu pai e a tua mãe para que sejas de longa vida sobre a terra e tudo te vá bem!”. Mandamento mais que negligenciado! Tudo tem sido prioridade na vida dos filhos negligentes, menos os velhos pais que tanto se doaram para eles. Há pais que já perderam a lucidez, depois de tantas ausências, também se ausentaram tiveram as suas almas roubadas por enfermidades como o mal de Alzheimer.  Outros são mortos vivos com suas lágrimas choradas pra dentro, mesmo estampando um sorriso que disfarça a dor de suas almas solitárias. Estão todos eles indo nesta estrada que só tem um sentido! E todos indistintamente a percorrerão, mais cedo ou mais tarde! Cadê os que foram embalados e cuidados por esses pais? Cegaram e ensurdeceram!

Outra área que tem avançado em solidão é a dos relacionamentos conjugais. Cônjuges que não conversam, não participam dos interesses do outro  entrincheirados em seus casulos de proteção e conforto. Não dá para viver a dois sem participar ou partilhar. O relacionamento conjugal foi feito para fazer crescer e amadurecer. Aqui se aprende a perdoar, a dividir, a usar de misericórdia, a abdicar! Contudo, para muitos, tudo parece uma grande brincadeira. Casamento é uma construção e não uma simples celebração para se dar satisfação à família e à sociedade. A cerimônia é um divisor de águas, um ponto de partida para uma nova “etapa do jogo”. Contudo, muitos têm cegado e ensurdecido no meio do caminho voltando para as suas cavernas de egoísmo. De repente, tudo desmorona! E a exclamação é sempre: “aconteceu tão rápido, parecia que estava tudo bem!”.  Não, não estava tudo bem! Os sinais estavam todos debaixo dos olhos e dos ouvidos, mas os cônjuges cegaram e ensurdeceram!

Pais em relação a filhos. Hoje esses últimos são forçosamente terceirizados. Pais e mães ocupados demais para assumir, para dar atenção, para olhar e ver. Para ouvir e escutar, sobretudo, o que não é visto e ouvido pelos olhos e ouvidos da carne. Tem faltado sensibilidade! As horas de folga dos pais precisam ser otimizadas em relação aos filhos, especialmente quando são pequenos. Filhos precisam de pais presentes ativos e participativos.

E entre amigos, então? Apesar de que aqui as coisas são um pouco melhores, pois esses ainda levam vantagem sobre as situações anteriores. São os donos da diversão, da camaradagem, das horas de risadas. Os verdadeiros se revelem nas horas das dores, das dificuldades. Só nessas horas que se conhecem os verdadeiros. Os que chegam junto, os que estendem as mãos. Contudo, vemos aqui também a ação dos ingratos, daqueles que à semelhança do Mar Morto só recebem sem dar nada em troca. A ingratidão é o não reconhecimento da dádiva recebida. Os que não agradecem acham que todos têm obrigação com eles e nunca estão satisfeitos. Meu pai diria: “um amigo bom ajuda o outro, tem gente que quer ser o outro a vida toda!”.  Também cegaram, ensurdeceram! Os corações têm estado endurecidos! Tempo de restaurar a visão e a audição do coração! Que aprendamos a manifestar gratidão e presenças cuidadosas! Nadia Malta.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...