quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS ANTES A SABEDORIA DO ALTO!

BUSQUEMOS ANTES A SABEDORIA DO ALTO!

 “Está a sabedoria com os idosos, e, na longevidade, o entendimento? Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento”. Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo um sábio. Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?”. Jó 12.12, 13; Provérbios 26:5; Isaías 5:21; 1 Coríntios 1:20.

                                                                                


A Palavra explicando a Palavra. Conferindo coisas espirituais com espirituais. Quatro textos diferentes, escritos em diferentes épocas por pessoas diferentes vêm falar da mesma coisa: A tolice da sabedoria humana. E olhe que nos últimos tempos esse saber tem se multiplicado assustadoramente. Parece que não há medida para o conhecimento humano e para se galgar posições nessa área. Contudo, observamos um fenômeno intrigante, quanto mais se busca o conhecimento das coisas do mundo, mas analfabetas as pessoas se tornam das coisas do Senhor. Uma verdadeira tragédia!

Os textos citados começam com uma pergunta do velho servo sofredor de Deus, Jó: “Está a sabedoria com os idosos, e, na longevidade, o entendimento?”. Ele mesmo apresenta a resposta a sua própria pergunta: “Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento”. Mas o grande problema aqui é: Quem busca a direção de Deus para seus passos? Quem busca seus conselhos antes de tomar decisões? Invariavelmente tomamos nossas decisões, comunicamos ao Senhor e exigimos que Ele as abençoe. E quando essas decisões nos levam para caminhos de morte o culpamos por não nos ter livrado.

O autor de provérbios diz algo magnífico: “Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo um sábio”. Pois é, a insensatez é sempre péssima conselheira. E se os planos do insensato forem bem sucedidos? Certamente ele se julgará sábio. O problema é que um ou outro plano até pode dar certo temporariamente fazendo esse insensato se sentir inflado em sua vaidade. Mas logo seu balão será estourado. Até que chegará um dia em que verá que não é nada, e nada sabe de fato, pois tudo vem do Senhor!

O profeta Isaias completa trazendo um ai de julgamento da parte de Deus, para os que a si mesmos se julgam sábios: “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião!”. A honra e a glória são devidas unicamente ao Senhor. Ai daqueles que buscam o aplauso dos homens e os holofotes efêmeros da fama. Tudo passará como a flor da erva! E a pessoa amargará a perda dos verdadeiros tesouros colocados à sua disposição! O apóstolo Paulo arremata com as perguntas retóricas finais: “Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?”.  Que possamos colocar tudo que recebemos aos pés do Senhor, a Ele sempre toda honra e toda glória por tudo que somos, temos ou sabemos! Tudo vem Dele. É para Ele e se manifesta por meio Dele! O maior tesouro da sabedoria se resume em: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”. Diz sabiamente e experiencialmente o autor de Eclesiastes. Assim, busquemos antes, a sabedoria do Alto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...