segunda-feira, 11 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE SEJAMOS MENSAGEIROS INCANSÁVEIS DA VERDADE QUE LIBERTA!

 QUE SEJAMOS MENSAGEIROS INCANSÁVEIS DA VERDADE QUE LIBERTA!

E conhecerão a Verdade, e a Verdade os libertará. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres”. João 8.32, 36.                       


Atentemos para o Cristo, a única Verdade que liberta! No contexto o Senhor Jesus defende a sua missão e autoridade suprema. O Capítulo todo é muito rico, mas gostaria de me ater aos versículos citados que apresentam Jesus, a Palavra viva que procede da boca de Deus, como o Libertador por excelência. A Verdade que liberta. Hoje as pessoas são tão ávidas por liberdade, mas não entendem que a verdadeira liberdade só é experimentada na pessoa do Cristo. Em tempos de relativismos não tem sido fácil falar sobre os absolutos de Deus, sobretudo, para os humanistas impregnados de academicismo. E parece que esse tipo de postura tem atravessado séculos. Nunca foi tão necessário confessarmos acerca da Verdade Libertadora que é o Cristo, quer creiam ou não. Os que são da Verdade ouvirão e crerão. Continuemos incansavelmente anunciando o Cristo. Precisamente para isto fomos alcançados pela Verdade, que sejamos mensageiros incansáveis! O texto citado traz duas afirmações que mudam a história daqueles que as recebem: Primeira: Os que conhecem a verdade são libertos; e Segunda: Aqueles aos quais o Filho libertar serão de fato livres, não serão jamais aprisionados.

Não há sensação mais desoladora do que a de se sentir aprisionado. Seja qual for o elemento opressor. Às vezes o que nos oprime são contingências ou jugos familiares, contudo, o pior jugo ainda é o espiritual. Olhar para o Cristo como a Verdade que liberta é alentador sob todos os aspectos. Só aqueles que conheceram um jugo espiritual sabem do que estamos falando aqui. No encontro de Pilatos com Jesus relatado nos evangelhos, prestemos atenção a este diálogo: “Então, você é rei!", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem". "Que é a verdade?”, perguntou Pilatos”. Esta pergunta ecoa ainda hoje. Ficou sem resposta naqueles dias porque Jesus e Pilatos estavam falando de coisas diferentes. Enquanto Pilatos talvez tivesse em mente o conceito filosófico acerca da verdade, a própria Verdade estava diante dele e ele não tinha olhos para perceber. Talvez a pergunta correta fosse: “Quem é a Verdade?”. O silêncio de Jesus aqui não significa que ele não soubesse a resposta sobre o assunto, visto que ele próprio é a Verdade. Aliás, esta resposta já havia sido dada antes mesmo da pergunta ser formulada.

Jesus em outro momento deste mesmo Evangelho traz a resposta à pergunta de Pilatos, ele diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. O Senhor é a Vereda e o Destino para os que se encontram sem rumo. Ele é a Verdade para os que estão encarcerados pelo engano e é a Vida para todos os que estão mortos em seus delitos e pecados. Contudo, se faz necessário que os olhos espirituais sejam desvendados para que se possa compreender aquilo que aqui está sendo tratado. A Verdade se revela a quem quer se revelar! O que aprendemos aqui?Quando o Filho nos liberta, verdadeiramente somos livres. Nossa alma experimenta algo indizível, o nosso espírito é vivificado e nunca mais teremos outros senhores sobre nós. Experimentaremos a liberdade dos filhos de Deus, que não é licença para pecar, mas para um andar numa Vereda luminosa que vai brilhando mais e mais até que seja dia perfeito. Somos o povo da Aurora, não do crepúsculo! A Verdade ilumina os olhos do nosso entendimento de modo que nada mais nos aprisionará. Somos resgatados do velho cativeiro. Falando aos Gálatas Paulo adverte: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” . Somos de Cristo, Cristo é nosso! Tudo se fez novo! Verdadeiramente somos livres! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...