sexta-feira, 1 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE OS NOSSOS OLHOS ESTEJAM POSTOS EM DEUS!

 QUE OS NOSSOS OLHOS ESTEJAM POSTOS EM DEUS!

Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos, então meditarei nas tuas maravilhas”. Salmos 119.18, 27.

                                                                                   


Que o Senhor desvende os nossos olhos para que vejamos alem do que é mostrado na letra da lei.  A Palavra de Deus já foi revelada, mas os nossos olhos precisam ser desvendados para compreendê-la e só Ele pode fazer isso! O salmo 119 é uma exaltação do salmista à Santa e Gloriosa Palavra do Senhor. O mais longo da Bíblia traz ensinamentos preciosos acerca da Palavra de Deus.  Em outro versículo deste mesmo salmo, o salmista pede ao Senhor: “Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração”. Que façamos coro com o salmista nessa petição! O que a oração do salmista pede nos versículos citados? Ele pede que seus olhos sejam abertos, desvendados para que ele veja, contemple as maravilhas da lei do Senhor; Ele pede que o Senhor o faça discernir o propósito dos seus preceitos para que ele possa meditar nas suas maravilhas! O apostolo Paulo diz que “todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito”. Que propósito é este? Que sejamos conformados à imagem do Cristo!

O que esta oração do salmista nos leva a refletir em nosso tempo? O Senhor é quem dá tanto a revelação escrita quanto desvenda os nossos olhos ou abre os olhos do nosso entendimento para que possamos compreender aquilo que está escrito. Precisamos receber do Senhor entendimento não só para meditar, mas para aplicar. Assim, tudo vem Dele é feito por meio Dele e é para Ele! E isto é maravilhoso demais aos nossos olhos! Glorifiquemos o seu santo e excelso nome! Notemos que o salmo todo está cheio de expressões do tipo: Dá-me luz! Abre meus olhos! Faz-me discernir! Dá-me entendimento! Ajuda-me a meditar! São expressões recorrentes aqui. Atentemos para elas! Acho que isto quer nos dizer algo, não?  Assim não nos arvoremos em teólogos precipitadamente! Isto tem levado muitos a percorrerem o caminho árido do farisaísmo contemporâneo e das inúmeras heresias. O autor de provérbios traz mais luz a essa questão. Ele diz que “a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Quando será esse dia perfeito mencionado aqui? É o dia do encontro glorioso com o Senhor. Enquanto estivermos deste lado da eternidade estaremos sendo instruídos pelo Senhor.

A Palavra já nos foi dada. Mas o preceito não é algo árido. O mandamento é vida. E está lá o tempo todo, mas precisa do holofote do céu para ser percebido, meditado, assimilado e, sobretudo, aplicado com graça e misericórdia! Não é incomum encontrarmos servos do Senhor perplexos se fazendo a seguinte pergunta: “Por que não vi isso antes!”. É como aquelas saídas pelas quais oramos tanto, nas situações aflitivas. Pareciam estar lá o tempo todo, mas não víamos. Os olhos ainda não haviam sido desvendados pelo Senhor. O mais interessante desse desvendar de olhos é que tem um tempo certo para acontecer com cada um de nós. Ninguém pode abreviar ou postergar tal momento. Nem os teólogos mais experientes podem fazer nada a esse respeito! São só semeadores.  Eles também precisam da luz do céu! O que aprendemos aqui? Exercitemos misericórdia uns com os outros. E não usemos a palavra para afrontar ou esmagar os que já estão quebrados e prestes a se apagar. O amor de Deus é que dá o tom. Tudo vem a seu tempo. Tempo estabelecido pelo Pai Celestial, não pela vontade humana. Aliás, há um tempo para tudo debaixo do céu. E nada foge ao seu curso.  Nada é linear. Passamos por altos e baixos. Vales e montanhas. Oásis e desertos. Amanheceres e crepúsculos. A topografia e a natureza de um modo geral foram feitas assim para nos sinalizar acerca das verdades eternas.  Não nos esqueçamos da letra do velho hino: “Deixa a luz do céu entrar. Deixa o sol em ti nascer!”. Fica a pergunta: “Quanto de luz do céu já recebemos?”.  Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...