sexta-feira, 8 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR NÃO ABANDONA OS QUE NELE CONFIAM!

 O SENHOR NÃO ABANDONA OS QUE NELE CONFIAM!

Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam”. Salmos 9.10.                                    


Ousemos confiar em Deus mesmo quando não compreendemos os seus caminhos e desígnios. E, diga-se de passagem, não tem sido fácil compreendê-los. Este é um salmo de ação de graças de Davi. Aqui o salmista exalta o nome do Senhor por todos os seus feitos, seus agires e seus livramentos. Não se conhece a situação histórica que inspirou este salmo, mas sendo Davi um homem de muitas demandas não é difícil imaginar as lutas e perseguições enfrentadas. Que afirmação gloriosa trazida pelo salmista, sobretudo, em tempos de incertezas e tanto desalento, quanto temos vivido nos últimos tempos! Não há segurança em nenhum lugar. Há uma inversão de valores assombrosa. Há lutas por fora, muitos temores por dentro e uma sensação de desamparo tão grande que nem em casa nos sentimos seguros. Sem falar na falta de confiabilidade generalizada e nas emboscadas que a vida nos prepara à nossa revelia. Isto faz lembrar os insondáveis caminhos de Deus.

Há aqui duas verdades que tranquilizam o nosso coração quando estamos atravessando momentos difíceis: Primeira: Para confiar é preciso conhecer; e Segunda: O Senhor não abandona os que o buscam! Os que conhecem o nome do Senhor confiam nele. E conhecer o nome aqui não é apenas um saber intelectual, teórico, mas experiencial. Os que confiam sabem o que significa servir e seguir ao Cristo. É ter presença, socorro, segurança e suprimento sempre. Tenho pensado muito em nossa vida enquanto cristãos! Quanta pergunta tem povoado a nossa mente! São Porquês e “para quês” sem conta e insistentes. Quanta coisa não faz sentido algum ao nosso limitado entendimento. Contudo, nada em nossa vida é aleatório, obra do acaso. São tantas situações dolorosas a enfrentar! E nesses momentos as forças se esvaem quase completamente. Perguntamos ao Senhor a razão de tudo. Pedimos que ele sonde o nosso coração para ver se há em nós caminhos maus e como respostas só um silencio ensurdecedor! O que consola é saber que o silencio de Deus pode significar um tempo de grandes preparações para aquilo que ele tem para nós, e, sobretudo, o que Ele tem a fazer através de nós, mesmo apesar de nós! Tudo do lado de cá da eternidade é um grande treinamento! Que nos apliquemos a esse aprendizado!

A saída nos é também apontada no versículo citado no inicio: O Senhor não abandona os que o buscam. Ele é o Pastor que não abandona seus escolhidos. Nada nos falta quando somos ovelhas do Supremo Pastor, nem tribulação se esta fizer parte de sua estranha pedagogia! O Senhor  socorreu o salmista de modo visível contra inimigos reais que demandavam sua vida e paz! O que somos levados a refletir aqui? Quantas vezes já não nos sentimos à semelhança do salmista perseguidos, assolados, caluniados, traídos, fustigados por inimigos humanos que se colocam como instrumentos de seres espirituais do mal! Contudo, o Senhor é nosso Alto Refúgio quando nos oprimem e Torre segura na hora da adversidade! Parece que a natureza daquela luta do salmista era institucional, vinha do poder constituído, pois ele pede que as nações sejam julgadas. Quanta semelhança com os dias atuais. Sim, Quanta semelhança com as nossas lutas, não só em termos de país no qual habitamos, mas as lutas pessoais e os temores que nos assombram! Que possamos clamar continuamente: Levanta-te ó Senhor, e pelas misericórdias do teu Filho Jesus julga a nossa causa contra os nossos adversários. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...