sábado, 23 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE EM TUDO SEJAMOS GRATOS!

 QUE EM TUDO SEJAMOS GRATOS!

 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Hebreus 13.5.

                                                                            


Percebemos especialmente nos ultimos tempos uma tendencia à ingratidão e a insatisfação, no meio dos que se dizem cristãos! Algo assustador! Essa insatisfação patológica tem sido a mãe das ingratidões! O autor de Hebreus nas suas exortações finais traz a ordenança oportuna do versículo acima. O apóstolo Paulo em suas instruções ao pastor Timóteo traz mais luz a este assunto  dizendo: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos”. A ordenança traz três verdades que nos ajudarão a nos livrar da ingratidão: Primeira: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro!”. Não estamos falando aqui da necessidade real de pagar as contas inevitáveis à sobrevivência, mas de viver irresponsavelmente  fazendo  contas pra Deus pagar; Segunda: “Contentem-se com o que vocês têm”! Por que tanta insatisfação e  a compulsão de adquirir coisas que nem temos necessidade? E Terceira: “Porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei!". Deus é o nosso supridor por excelência e nunca nos abandonará!

Chequemos as nossas motivações. Será que não lutamos tão freneticamente por um ter voltado à auto-glorificação?  Não seria isto dar socos no ar e correr atrás do vento? Tudo neste mundo é tão passageiro, tão efêmero! Ao fim da vida olha-se para trás e quanto sacrifício desnecessário! É um caso a se pensar!  Um coração grato reconhece cada dádiva recebida como presente de Deus. A insatisfação tem levado muitos à ingratidão. Tem um pensamento atribuído a Shakespeare que diz: “Ter um filho ingrato é mais doloroso que a mordida de uma serpente!”.  Muitos por cobiçarem tão avidamente o dinheiro e os bens materiais, se desviaram da fé e acabaram atormentados. O autor de Hebreus alerta quanto a se conservar livre desse amor ao dinheiro e a nos contentarmos com aquilo que temos. Alguns podem ver nesta exortação uma desculpa para a improdutividade! O apóstolo Paulo no mesmo texto em que fala a Timóteo diz: “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos”. Um excelente conselho do apóstolo.  Acatemos!

A insatisfação é a mãe da ingratidão! O não contentar-se gera alem de angustia,  uma série de sentimentos malignos como a inveja e a cobiça. Como diriam os antigos: “A medida do ter não enche nunca”!  Hoje é comum vermos, por exemplo,  pessoas ávidas pelo último celular quando o seu ainda está em perfeito uso. Muitos têm vivido de aparencia! E isso tem levado muitos a se endividarem  irresponsavelmente, tudo para aparentar o que não se é. Sejamos gratos pelo que temos! Do contrário, até aquilo que achamos que temos será tirado de nós! O que aprendemos aqui? Considerando a rapidez da nossa passagem pela terra, não seria mais prudente investir no Reino de Deus? Não falo de uma vida ascética ou de autoflagelação, mas de uma consciência de que nada trazemos e nada levaremos daqui. Por que se desgastar tanto naquilo que não tem peso de eternidade? Sejamos gratos pelo que temos e aquilo que chegar a nossa mão consagremos ao Senhor. Tudo vem dele e é para a glória excelsa e exclusiva dele!  Que tal a partir de hoje fazermos um investimento no exercício da gratidão ao Senhor? Que tal treinarmos a Gratidão como o grande antídoto para combater as nossas insatisfações?  Atentemos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...