quinta-feira, 14 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/FÉ, UMA CERTEZA QUE NÃO SE DEIXA ABALAR!

 FÉ,  UMA CERTEZA QUE NÃO SE DEIXA ABALAR!

https://www.youtube.com/watch?v=aCCrSQp9BoE

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11.1, 6.

                                                                                       


Todo este  capítulo desta epístola é chamado de Galeria dos heróis da fé. Aqui encontramos um elenco de homens e mulheres dos quais o mundo não era digno. Eles exercitaram sua fé indo até as ultimas consequências. Viveram e morreram por ela. Nada os demovia da certeza inabalável dos agires de Deus. Eles tiveram fé para viver ou morrer pelo que acreditavam. Não a fé pela fé. Muitos têm fé em muitas coisas, mas aqui se trata da fé no Senhor, O Deus Todo Poderoso que fez os céus e a terra e sustenta tudo com a palavra do seu poder. Aquele que mesmo nas situações adversas não perde o controle de nada.  Os versículos citados nos apresentam verdades acerca da verdadeira fé, que não podemos perder de vista! Fé é a certeza das coisas que esperamos. Aqui não se trata de confissão do pensamento positivo, mas certeza das infinitas possibilidades de Deus. É convicção de fatos que ainda não são vistos. Não são vistos com os olhos físicos, mas já são fatos no reino espiritual. Sem fé não agradamos a Deus. A dúvida é o porém que estraga a fé! Aproximemo-nos de Deus na certeza que ele existe. Deus é real, não uma lenda humana. É a fé genuína que nos conduz a esta certeza inabalável.  Ele recompensa aqueles que o buscam nessa firme convicção.

Nenhum dos que esperam no Senhor e recorrem a ele será envergonhado. Às vezes a resposta não vem no tempo do homem ou da maneira que ele espera, mas ela virá ao tempo e ao modo de Deus. Vale à pena ler todo este capítulo e ver o testemunho de cada um, a começar pelo justo Abel passando pelos santos profetas que viveram no passado.  À esta Lista podem ser acrescentados muitos outros nomes que viveram tanto tempo depois, até mesmo em nossos dias. O autor da epístola define fé como uma certeza daquilo que esperamos, numa outra versão diz: “a firme convicção de fatos que ainda não vemos!”. Como assim? Fato é algo verdadeiro, que existe, não uma mera possibilidade! Aqui cabe uma pergunta: Se fé é a firme convicção de fatos, como ainda não são vistos? Arrisco um palpite: Creio que se trate de algo que já podemos contemplar com os olhos espirituais. Essa certeza é comunicada ao nosso interior pelo Espírito de Deus! Quando essa certeza se estabelece em nosso coração dessa maneira, ninguém pode demovê-la de nós! A corrida da fé é ganha olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o Cristo de Deus! É Ele quem traz à existência o que ainda não existe do ponto de vista humano, mas já é uma realidade no reino espiritual.

O que aprendemos com esta breve meditação sobre fé? Se fé é uma certeza inabalável nos agires de Deus, será que temos essa certeza? Esta certeza é a mesma da confissão do profeta Habacuque quando ele diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação”. A fé do tipo: “Ainda que”. Conheço muitos “heróis” da fé contemporâneos tanto homens quanto mulheres de Deus que experimentaram a sua fé da maneira mais profunda. Eles possuíam essa certeza inabalável. Fé é um dos aspectos do fruto do Espírito. Seu canteiro é a situação adversa. O autor da epístola em sua explicação sobre fé ainda diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Sim, Deus é real e se torna presenteador daquele que o busca de todo coração, tendo a certeza que Ele existe. Não falamos às paredes quando oramos, mas ao Deus Vivo que age e interage conosco.  Por meio do profeta Jeremias o Senhor diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração; serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte!”. Tão somente confiemos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...