terça-feira, 12 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/CLAMEMOS PELA PRESENÇA DO SENHOR!

 CLAMEMOS PELA PRESENÇA DO SENHOR!

Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles”. Lucas 24.29. 

                                                                              


Este é sem dúvida, pelo menos para mim, um dos textos mais tocantes da Palavra de Deus! A dor daqueles discípulos à caminho da aldeia de Emaús após a morte de Jesus é semelhante a dor de cada um de nós ao nos sentir sozinhos e desamparados tantas vezes. Não falo da solidão de pessoas, mas da solidão existencial mesmo. Daquela solidão que enche o nosso coração de um vazio insuportável. Como essa solidão é humana e democrática e numa certa medida atinge a todos nós! Muitos julgam aqueles discípulos em meio à dor da “perda” do Mestre, achando que não deveriam se sentir desolados, mesmo depois de tudo que eles ouviram do Senhor. Os que julgam são “Sujos falando dos mal lavados”. Como diria a minha mãe. Jesus estava certo como sempre. Somos sim demorados para entender e crer tudo o que Ele tem nos dito. Isso vale para os discípulos do passado e os de hoje. Agimos assim até que sintamos as dores que criticamos nos outros  doerem na nossa carne. São tantos os obstáculos que se levantam para embarreirar a nossa fé e a emoção é o pior deles! “Crer é pensar” diz John Stott.

Como seria bom se aprendêssemos a criticar nossos próprios pensamentos e emoções! Mas a boa notícia é que Ele sempre vem ao nosso encontro e se coloca ao nosso lado compreendendo o que sentimos na nossa fragilidade humana. Aqueles pobres discípulos tristes e deprimidos naufragaram em sua dor, assim como cada um de nós tantas vezes. Tudo parecia irremediavelmente perdido. O Mestre amado em quem eles haviam depositado a sua confiança e esperança estava morto. Tudo perdera o sentido, havia um crepúsculo no coração deles. Só restava desânimo, dor e desesperança. A tristeza era tanta que não reconheceram o Cristo andando com eles. Jesus se coloca no meio deles, pergunta de que eles estavam falando e começa a discorrer acerca de tudo que as Escrituras falam sobre ele próprio. O coração deles ardia o tempo todo, mas sem discernimento. Os olhos daqueles discípulos estavam como que impedidos de o reconhecer.

É, tristeza faz isso, embota a razão! E se foi assim com aqueles que tiveram o privilégio de ver o Senhor face a face nos dias de sua carne, o que se dirá de nós? Continuamos seguindo vezes sem conta para o nosso Emaús de cada dia! Emaús representa a rota das nossas fugas. É para lá que corremos sempre cabisbaixos sempre que a jornada se torna insuportável. Tanto pode ser um lugar exterior ou interior. É o refúgio das dores mais atrozes. Já falamos sobre isto outras tantas vezes, mas sempre voltamos ao assunto, pois a necessidade de fuga é sempre recorrente na vida de cada  servo de Deus. E não é falta de fé. É humanidade frágil, sobretudo, quando as coisas dão errado do ponto de vista humano. O que aprendemos aqui? Embora o nosso coração arda ao ouvir a sua voz por meio da Palavra e das impressões do Espírito Santo em nossos corações, a dor que dilacera o nosso coração nos faz perder a visão. E só quando Jesus faz menção de seguir adiante é que paramos e apelamos: “Fica conosco, já é tarde e o dia já está quase findando”. Ele fica e abre os nossos olhos! Louvado seja Deus!  Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...