domingo, 31 de março de 2024

Meditação/Nadia Malta/PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JÁ NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO!

 PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JÁ NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO!

https://www.youtube.com/watch?v=4Zmk-bKaCK0&t=181s

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas, se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês”. Rm. 8.1-11.                                  


Este capítulo oito de Romanos é considerado a grande declaração de liberdade do cristão. A maior ênfase deste contexto é a ação do Espírito Santo em nossas vidas. O apóstolo Paulo leva seus leitores a compararem a conduta a partir da nova vida em Cristo, com a que tinham anteriormente quando ainda estavam na carne, obedecendo às suas inclinações. Essa nova vida em Cristo nos leva a experimentar a liberdade dos filhos de Deus. Temos ouvido que a única maneira de nos tornarmos vencedores sobre o mundo, sobre a carne e sobre o diabo é nos enchermos do Espírito Santo dia após dia. Essa busca é incessante, esse enchimento só cessará quando fecharmos os olhos nesta terra e nos encontrarmos com o Senhor face a face. Esse enchimento nos leva a experimentar a liberdade dos filhos de Deus, conquistada para nós por Jesus na cruz do calvário.  No entanto, liberdade no Espírito não é licença para pecar agindo de modo contrário à vontade de Deus!

 A grande diferença aqui é para onde temos nos inclinado: Se para a carne sob o domínio do Adversário ou para o Espírito Santo. Note que estamos falando de liberdade no Espírito. Ou seja, somos livres sim para fazer a vontade do Pai Celestial. Não estamos dizendo com isso que o cristão é impecável, muito pelo contrário, a própria Bíblia está repleta de servos de Deus que pecaram feio, mas constrangidos se arrependeram e voltaram para o Pai em legitimo quebrantamento. Esta é a grande diferença, quando pecamos somos constrangidos pelo Espírito Santo para o qual nos inclinamos. A liberdade apregoada pelo apóstolo Paulo aqui nos leva a quatro princípios através dos quais experimentamos vida e paz! Vejamos: Primeiro: Nenhuma condenação há. Note que o texto não diz: nenhum erro, nenhum fracasso, nenhum pecado. Muitos servos do passado erraram, fracassaram e pecaram, mais ainda assim não foram condenados, embora receberam na carne as conseqüências de suas atitudes pecaminosas; Segundo: Estamos debaixo da jurisdição de uma nova Lei; Terceiro: Antes de Cristo, além da lei não poder salvar ainda condenava; e Quarto: Uns se inclinam para a carne e outros para o Espírito! E quanto a nós?

O que Paulo quer nos dizer? Morte aqui significa não só a morte literal, mas toda ausência de vida em todas as áreas da existência humana: física, financeira, profissional, relacional, emocional e espiritual. Deixo algumas perguntas para a reflexão: Será que temos realmente a natureza divina ou fingimos ser um cristãos? Que motivação tem nos levado à igreja? Para onde temos  nos  inclinado, para a carne sob o comando do Adversário ou para o Espírito Santo? Qual o resultado da nossa inclinação: Morte ou vida e paz? Temos sido impactados pela cruz? Será que temos permitido que a  nossa velha natureza controle nossos pensamentos, atos e desejos? Reflitamos! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...