sábado, 16 de dezembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/TENHAMOS CUIDADO COM A RELIGIOSIDADE DE APARENCIA!

 TENHAMOS CUIDADO COM A RELIGIOSIDADE DE APARENCIA!

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal”! Mt. 7.15-23.                                                               


O texto lido faz parte do Sermão do Monte, ali Jesus alerta seus ouvintes dentre outras coisas, a serem cautelosos quanto aos falsos profetas que se levantavam no meio do povo e que na verdade eram lobos roubadores. Jesus sabia que logo deixaria a terra e era necessário alertar seus seguidores a ficarem prevenidos quanto à ação desses “lobos”. É interessante observar a atualidade dessas  palavras de Cristo no contexto. Tanto o povo daqueles dias quanto o de hoje, tem grande facilidade de se deixar levar pelos embusteiros de plantão. A palavra de ordem aqui é Acautelai-vos! Como caminhar entre profetas e lobos? Há muita falta de discernimento em nosso meio. Basta alguém orar tremendo ou com a voz embargada por “lágrimas de crocodilo”, para logo essa pessoa ser considerada espiritual.  E se enrolar a língua, então, aí o sujeito vai logo para o topo da lista dos “super-espirituais”.  Cuidado com a meninice espiritual que tem levado muitos considerados cristãos fiéis, mas sinceramente equivocados a se tornarem petiscos de lobos! A espiritualidade de alguém não é medida por “arrepios”, mas por frutos dignos de arrependimento.

O texto lido aponta pelo menos quatro cuidados que devemos ter, segundo o critério de Cristo para reconhecer alguém verdadeiramente espiritual. Vejamos: Primeiro Cuidado: Não se impressione com aparência religiosa dos falsos profetas; Segundo Cuidado: Não se impressione com o que dizem os falsos profetas; Terceiro Cuidado: Não se impressione com aquilo que eles fazem; e Quarto Cuidado: Atente para os frutos dos que aparentam ser espirituais! Uma das características mais marcantes do falso profeta é a necessidade de reconhecimento de sua própria espiritualidade. A sua aparência exterior é sempre atestado de sua falsa espiritualidade. Ele está sempre preocupado com as regras e os rituais em detrimento do relacionamento intimo com o Senhor. A profecia bíblica tem características inconfundíveis. Ela exorta, consola e edifica, trazendo paz ao coração de quem a ouve. Aprendemos que nem todo sobrenatural procede de Deus, por isso cautela! Aquele que pratica o dom precisa se apartar da iniqüidade, para não ser rejeitado por Jesus. Não podemos esquecer que o adversário é um imitador barato das coisas de Deus.

O desejo de Jesus é que sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes, para não nos deixarmos enganar como meninos espirituais pela grande “alcatéia de lobos roubadores” à nossa volta. O QUE APRENDEMOS AQUI? Fiquemos espertos, nem todo o que diz Senhor, Senhor, é de fato de Deus, portanto, não nos impressionemos com a aparência religiosa, com o que dizem ou fazem os falsos profetas. Não sejamos precipitados em emitir um parecer quanto à espiritualidade de alguém. Observemos antes. Aprendamos que nem todo sobrenatural procede de Deus, por isso cautela! Aquele que pratica o dom precisa se apartar da iniquidade, para não ser rejeitado por Jesus. Não podemos esquecer que o adversário é um imitador barato das coisas de Deus. Não vejamos o exterior, nem nos impressionemos com os dons ou as palavras. Antes, procuremos o fruto do Espírito Santo em seus aspectos: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Que sejamos prudentes! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...