quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/ OUSEMOS CRER NAQUELE QUE TUDO PODE!

 OUSEMOS CRER NAQUELE QUE TUDO PODE!

https://www.youtube.com/watch?v=ToBCwaJRzL8&t=22s

“E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível” Mateus 17:14-20. 


Quando se trata de fé é importante atentarmos para três afirmações do autor de Hebreus em Hb 11.6, primeira: “sem fé é impossível agradar a Deus”; segunda: “é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” e terceira: “que Deus se torna galardoador dos que o buscam”. Essas três afirmações nos levam a buscar uma fé de resultados. Na sua metodologia didática, Jesus usou muitas parábolas, mas usou também acontecimentos reais, dos quais fez preciosas aplicações práticas para seus discípulos de todas as épocas. O episódio relatado nos ensina uma importante lição sobre o exercício da fé.  Duas coisas aqui nos chamam a atenção: Primeira: O problema em si e a reação de Jesus; e Segunda: A ação eficaz de Jesus e a causa do fracasso dos discípulos. O Mestre gemeu no seu intimo e disse: “Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco?! Até quando vos sofrerei?”. A incredulidade e perversidade espiritual daqueles discípulos era um peso para Jesus. Fico imaginando como O Senhor se sente ao olhar para os cristãos fracos e tímidos de hoje. Falta-nos intrepidez e ousadia para dar passos ousados de fé! Jesus não requer de nós nada que ele mesmo já não nos tenha ensinado.

O Senhor levantou o menino enquanto a multidão dava glória a Deus maravilhada. Jesus esperava que seus discípulos agissem daquela forma, que fossem ousados. Ele os havia comissionado com a sua própria autoridade. Os discípulos frustrados vão a Jesus em particular para saber a razão do seu fracasso. O que foi que deu errado?  Poucas vezes Jesus foi tão direto ao responder uma pergunta. Geralmente ele dava voltas, contava uma parábola, ou mesmo fazia outra pergunta para fazer as pessoas pensarem. Mas aqui ele vai direto ao ponto e enfaticamente responde no v.20: “Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esse monte: Passa daqui para acolá e ele passará. Nada vos será impossível!”. Peça-lhe que aumente a sua fé! A expressão “como um grão de mostarda” usada aqui não se trata apenas do tamanho da semente, mas o seu poder gerador de vida, mesmo sendo tão pequena pode gerar algo grande. Jesus espera que mesmo com uma pequenina fé, cresçamos e frutifiquemos para a glória do seu nome.

O que aprendemos aqui? Muitos dos nossos problemas, que aparentemente têm causas naturais, na realidade são ações malignas tramadas no inferno para tirar a nossa paz e nos fazer arrefecer na fé. Cabe a nós discernir e sermos ousados, usar a palavra de fé e ordenar aos espíritos malignos que se retirem em nome de Jesus Cristo! Jesus nos revela em sua Palavra como proceder em tais situações! Talvez falte a nós ousadia e disposição para imitar o mestre. A grande razão do nosso fracasso diante das situações aparentemente insolúveis é uma só: A pequenez da nossa fé! Aqueles discípulos até que tentaram, mas não por fé! Se a nossa fé fosse ao menos do minúsculo tamanho de um grão de mostarda, além de eficaz, ela geraria vida em nosso interior e fruto por onde quer que possamos passar. Nada nos seria impossível! Reflitamos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...