quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/QUE OUÇAMOS O QUE O SENHOR NOS TEM ORDENADO!

 QUE OUÇAMOS O QUE O SENHOR NOS TEM ORDENADO!

https://www.youtube.com/watch?v=qrnZsLNKWs4&t=181s

 Se ouvires tudo que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”. I Rs. 11.38.                                                   


O rei Jeroboão escolheu o caminho da sabedoria política e não da sabedoria do Alto. Preferiu o caminho da idolatria, perdendo as bênçãos contidas no versículo citado no início. Acabou se tornando um exemplo a não ser seguido. Para que as bênçãos de Deus desçam sobre nós precisamos olhar com temor e tremor para as ordenanças que as precedem e nos inclinarmos a obedecê-las. A reverência para com a Santa Palavra de Deus tem se esvaído no meio dos que se dizem cristãos. O homem para quem Deus olhará é o aflito e abatido de espírito que treme da sua Palavra. A pergunta é temos tremido diante da Palavra de Deus? Salvação é de graça e pela graça, mas a liberação das bênçãos de Deus contidas em suas promessas dependem da observação das ordenanças que as precedem, repito. Este princípio valia para o passado e também para os dias de hoje. O Senhor continua dizendo: “Se ouvires o que eu te ordenar...”.  De nada adianta quebrar maldições hereditárias, fazer correntes de sete semanas, fazer voto ao Senhor disso ou daquilo, se não houver uma inclinação para obediência. Se ouvirmos e acatarmos o que nos tem sido ordenado, então o Senhor se voltará para nós e liberará tudo quanto nos foi prometido por ele!

Vejamos as Ordens de Deus dadas a Jeroboão: Primeira ordem: Ouvir o que foi ordenado por Deus; Segunda Ordem: Andar nos caminhos do Senhor; Terceira Ordem: Fazer o que é reto perante o Senhor; e Quarta ordem: Guardar os estatutos e mandamentos do Senhor! Ouvir pressupõe acatar, obedecer! Temos acatado? Andar pressupõe movimento e relacionamento, por isso o Senhor disse a Abraão em Gn.17.1: “Anda na minha presença e sê perfeito”. A palavra perfeito aqui não tem o significado de impecável, mas sugere maturidade. A escolha dos caminhos de Deus testifica dessa maturidade, só os tolos escolhem caminhos que levam a morte. Aqui uma ordenança leva a outra. Ouvir leva a um andar nos caminhos do Senhor que por sua vez leva a praticar. A fazer o que é reto perante Ele. Os retos têm um coração cheio de temor a Deus e gozam de sua intimidade, percebem o Senhor em tudo que fazem. Andar nos caminhos do Senhor, fazer o que é reto perante ele é em síntese guardar seus estatutos e mandamentos. Aquilo que não era possível no passado é possível hoje pela presença e ação do Espírito Santo em nós! O que o Senhor prometeu ao rei Jeroboão caso ele ouvisse e obedecesse: O Senhor seria com ele; O Senhor lhe edificaria uma casa estável; E lhe daria Israel!

O Senhor promete jamais abandonar os que o buscam em verdade e se inclinam à obediência. A casa do fiel é edificada sobre a Rocha. Essa casa é Inabalável porque a Rocha que é o próprio Senhor é o seu alicerce. Essa promessa é feita àqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam. Nunca mais o povo enfrentaria invasores a terra teria paz para sempre. Deus não toma bênção, mas pode confiscar para entregar só no tempo da obediência e maturidade. Claro que todas as promessas do passado têm o seu cumprimento no Reino de Cristo e na pátria celestial. O Que aprendemos aqui? No caso de Jeroboão, nenhuma promessa foi cumprida porque faltou obediência. O mesmo pode acontecer conosco hoje.  As exigências de Deus continuam as mesmas do passado, mas tem faltado temor diante dessa Palavra de vida.  Se ouvirmos e acatarmos tudo o que nos foi ordenado, comeremos o melhor desta terra, porque a boca do Senhor o disse, do contrário, seremos sentenciados pela espada que é a própria Palavra de Deus. Jeroboão tornou-se um exemplo a não ser seguido, Os reis que fizeram o que era mau em Israel seguiram o exemplo de Jeroboão filho de Nebate. E quanto a nós? Reflitamos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...