terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE CONSERTO E RECONSTRUÇÃO!

 TEMPO DE CONSERTO E RECONSTRUÇÃO!

Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão. O Senhor me disse: Que vês tu Amós? Respondi: Um prumo. Então, me disse o Senhor: Eis que eu porei prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele”. Am.7.7,8                                                  


Depois do Senhor, mostrar ao profeta Amós a visão do gafanhoto e do fogo, que viriam como juízo sobre uma nação empedernida, Ele mostra-se ao profeta, numa teofania (manifestação visível do Cristo pré-encarnado), com um prumo na mão, a fim de avaliar a retidão e a inteireza da nação. Amós foi chamado por Deus para carregar o pesado fardo de anunciar a Palavra de Deus a um povo de dura cerviz. Aliás, o próprio nome Amós significa carregador de fardos. Isso de certa forma tem se repetido através da história. Quando Deus entende de fazer os consertos que seu povo precisa, Ele é implacável e de um jeito ou de outro Ele fará! Melhor cooperar, dói menos! Vivemos em um tempo em que a simetria e o alinhamento estão fora de moda. Hoje, bonito é o torto, o que está fora de esquadro e o cheio de arestas. E isso vale desde os cabelos e roupas até as construções e, especialmente, os comportamentos humanos. É impressionante a inversão dos padrões adotados pela modernidade e pós-modernidade. Graças a Deus, o Senhor tem cuidado do seu povo e quer nos colocar no prumo dele, no qual não há variação, nem sombra de mudança. Como podemos colaborar com Deus para essas mudanças? O autor de Hebreus responde (Hb 12.1b): “... desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

O que o texto revela em tempos de conserto e reconstrução? Revela a retidão de Deus através de Cristo nosso paradigma; Revela a Tortuosidade do Homem; e Revela que há um Prumo em nosso meio e não seremos poupados! A visão nos revela que o Senhor é reto e só Ele pode nos alinhar, nos endireitar, desentortando as nossas veredas, nos justificando através de seu Prumo perfeito, Jesus Cristo. Ele é o Padrão imutável de Deus e o nosso único paradigma! O fato é que estamos todos fora do prumo de Deus: desnivelados, desalinhados. Quando não por ações efetivas, por pensamentos malignos, intenções escusas ou palavras néscias. A função do Prumo, não é somente revelar as falhas e defeitos, mas mostrar a solução, o padrão de alinhamento correto. É impossível fazer parte do reino de Deus e seguir o padrão do mundo, continuar nas velhas práticas. Jesus, o Prumo perfeito de Deus, em nossas vidas revela nossas falhas e pecados, para nos atrair com cordas de amor ao arrependimento, a confissão e ao abandono de pecados.

O que aprendemos aqui? Não esperemos mágica, antes reconheçamos diante de Deus, que determinadas coisas têm representado peso e embaraçado nossos passos, impedindo uma carreira livre e vitoriosa na direção do Autor e Consumador da nossa fé, Jesus. São pensamentos, palavras e ações que estão fora do alinhamento divino. Para que recebamos os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, primeiro deixemos que os caminhos tortuosos sejam endireitados e o Senhor mesmo irá à nossa frente com o Prumo nas mãos. Que possamos nos arrepender, confessar e abandonar nossos pecados de estimação, Deus quer reconstruir a partir das nossas demolições! Creio que o Senhor deseja que sejamos restaurados e para isto ele propõe, por intermédio do profeta Amós uma reconstrução levantada a prumo. Que nos deixemos reconstruir! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...