quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/ATENTEMOS PARA ÀS ORDENANÇAS DO SENHOR!

 

ATENTEMOS PARA ÀS ORDENANÇAS DO SENHOR!

https://www.youtube.com/watch?v=xSmEoH-36ow

Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém”!I Pedro 5.5-11.                                                                             


Os regenerados em Cristo de todas as épocas são chamados nesta epístola a não perder de vista: A sua herança eterna, a razão de sua esperança, a andar em santidade e obediência, a entenderem que como povo escolhido são nova habitação espiritual como pequenas pedras alicerçadas sobre a grande Pedra Angular que é o Cristo. Fazemos parte dessa edificação espiritual. O texto lido encerra o conteúdo da epístola chamando a atenção dos leitores para a humildade, para o cuidado que devem ter com a ansiedade, e, sobretudo, para a batalha espiritual na qual estão engajados. A grande pergunta retórica que fazemos aqui é: Temos plena convicção do que se operou em nós? Da resposta a esta pergunta vai depender o nosso posicionamento espiritual: Vitoriosos em Cristo ou irremediavelmente derrotados? Se já experimentamos o poder restaurador de Deus, mediante a morte e ressurreição de Cristo, pela ação do Espírito Santo, somos vitoriosos, pois já recebemos o perdão dos pecados e a libertação do império das trevas! Então, já estamos andando em plenitude e abundancia. Quer vivamos, quer morramos, quer sejamos curados ou não, quer tenhamos recursos deste mundo ou não, quer sejamos perseguidos ou acolhidos, em Cristo somos mais que vencedores.

O apóstolo Pedro finda a sua epístola trazendo quatro conselhos oportunos para a saúde espiritual dos seus leitores de todas as épocas! Vejamos: Primeiro Conselho: Os regenerados devem praticar a submissão e a humildade; Segundo Conselho: Os regenerados devem render-se ao Senhor lançando sobre ele toda a sua ansiedade; Terceiro Conselho: Os regenerados devem manter o equilíbrio, a vigilância e a fé; e Quarto Conselho: Os regenerados devem confiar inteiramente na graça de Deus! Sejamos todos humildes uns para com os outros! Sejamos submissos às autoridades constituídas. Tanto no âmbito do lar, da sociedade quanto espiritualmente. A falta de submissão horizontal é um reflexo da falta de submissão vertical, ao Senhor. Um abismo chama sempre outro abismo. A falta de submissão ao Senhor, bem como o orgulho nos põe em rota de colisão com a vontade de Deus. Queremos resolver tudo do nosso jeito, como se tudo dependesse de nós. Isso tem gerado uma ansiedade patológica. Uma vez submissos ao Senhor com o coração humilde diante dele e lançando sobre ele aquilo que nos inquieta, nos manteremos equilibrados, É a graça suprema do nosso Deus que nos sustenta, firma e fortalece.

O que aprendemos aqui? Como eleitos de Deus e regenerados em Cristo devemos exercitar a submissão às autoridades constituídas sobre nós e praticar a humildade, pois Deus se opõe ao soberbo. Da rendição ao Senhor de cada área de nossa vida, exercitando uma entrega diária de nossas ansiedades depende a nossa saúde espiritual. Devemos cultivar uma atitude de constante vigilância, equilíbrio e fé diante dos embates da vida. Como regenerados devemos confiar inteiramente na graça de Deus poderosa não apenas para salvar, mas para nos fortalecer, firmar e sustentar até o dia de Cristo Jesus. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...