sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/SÓ NO PODER DO ESPÍRITO SANTO CONSEGUIMOS VENCER OS APETITES DA CARNE!

 SÓ NO PODER DO ESPÍRITO SANTO CONSEGUIMOS VENCER OS APETITES DA CARNE!

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.  Gl.5. 16, 17. 


A doutrina da graça foi mal compreendida pelos judaizantes da época do apóstolo Paulo e também pelos legalistas dos nossos dias. Claro que graça de Deus não é liberdade para pecar, mas liberdade para fazer pela ação do Espírito Santo em nós, aquilo que Deus deseja que façamos. O único meio de vencermos às inclinações da nossa carne é nos submetermos inteiramente ao Espírito Santo, só Ele capacita a vencer nossas inclinações. A vitória vem, mas não sem luta! São muitas as definições de santificação, mas uma delas chama a minha atenção de modo particular: “Santificação é o poder do Espírito ativando a Verdade da Escritura na vida do crente!” Essa frase é atribuída a John Mac Arthur. Há quatro mandamentos relativos ao Espírito Santo os quais não podemos perder de vista: “Não entristeçais o Espírito Santo”; “Não apagueis o Espírito”; “Enchei-vos do Espírito” e “Andai no Espírito”. Esses mandamentos são imprescindíveis para vencer as tentações.  Quando falamos em vencer as tentações trazemos à memória a tentação experimentada pelo próprio  Cristo.

O Senhor enfrentou aquela tentação com o propósito de nos ensinar que é possível vencer o tentador, seus apelos, maquinações e proposições, bem como as fraquezas da carne ali representadas pela fome depois de um jejum de quarenta dias e quarenta noites. Jesus venceu usando a Verdade das Escrituras arraigada em seu coração. O Senhor não exige nada de nós que Ele mesmo não tenha experimentado, por isso Ele é o nosso Sumo Sacerdote que se compadece de nós porque à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas, mas sem pecados, nos instrui o autor de Hebreus! O texto todo traz mais luz a esse assunto tão mal compreendido! Vejamos o que o apóstolo Paulo ordena aqui: Ordena a seus leitores que a única maneira de vencer a carne é andando no Espírito; Ele explica que carne e Espírito são opostos; e Quando verdadeiramente o Espírito Santo enche o  crente, ele assume o controle de sua vida!

Como podemos vencer essa luta? Não entristecendo o Espírito Santo; Não permitindo que o Espírito Santo se apague em nós; Procurando nos encher do Espírito e Andando no Espírito. De que maneira andamos no Espírito? Através de um relacionamento íntimo com o Senhor através da oração, se preciso do jejum na área específica do nosso apetite carnal e da renovação de nossa mente pela Palavra de Deus. Não existe mágica, existe disciplina espiritual de buscar satisfazer a vontade de Deus pelo poder do seu Espírito. Veja o que diz Paulo em Rm. 6.12-14: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões, nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. Porque o pecado já não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da Graça”. Quando desejamos verdadeiramente isso, o Espírito nos capacitará a vencer. Do lado de cá da eternidade estamos em guerra: Sigamos na força do Senhor! Nele já somos mais que vencedores! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...