segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/QUE NOS DEIXEMOS PASTOREAR PELO SUPREMO PASTOR!

 QUE NOS DEIXEMOS PASTOREAR PELO SUPREMO PASTOR! 

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre” Salmos 23. 


O salmo 23 é a mais bela e comovente das canções de Davi, o rei salmista. É chamado de salmo da intimidade e da comunhão com Deus. Davi foi um homem de muitas batalhas e experiências espirituais e suas vitórias foram o resultado de sua intimidade com o Senhor. Este salmo é uma prova disso. Assim como fora um zeloso pastor para com as suas ovelhas, sentia na própria pele o cuidado amoroso do Pastor Celestial que o pastoreou por todos os dias de sua vida sobre a terra concedendo-lhe (suficiência, ou seja, o quuanto basta) para completar a jornada. E essa é a ideia central deste salmo. O homem contemporâneo vive a maior crise de necessidades de todos os tempos. As pessoas necessitam de tudo, de: esperança no amanhã; de cuidado; de amparo; de segurança; de provisão; de refrigério; de alimento; de água (a água do planeta está ameaçada); e, sobretudo, de descanso. O mundo está acima de tudo cansado e necessitado de Deus. Falta suficiência! Quando olhamos para essas necessidades do homem contemporâneo, percebemos o quanto a Palavra de Deus é atualíssima e sempre à frente de seu tempo.

Certa ocasião, Jesus olhou para as multidões e se compadeceu delas porque estavam aflitas e exaustas e eram como ovelhas que não tinham pastor! Os pastores orientais guardavam suas ovelhas, as conduziam, proviam alimento e água para elas, cuidavam delas quando estavam cansadas, feridas ou doentes, as livravam dos perigos, conheciam as suas ovelhas pelo nome e elas por sua vez, ouviam a voz deles e os seguiam. Davi usa a sua própria experiência, como pastor zeloso por suas ovelhas para ministrar aos seus leitores o cuidado do Senhor, como Supremo Pastor, e a sua suficiência provida para conosco. Todas as necessidades do homem geram um imenso vazio em seu coração e esse vazio só pode ser preenchido por uma única pessoa: JESUS CRISTO, o Maravilhoso Pastor de nossas almas. Davi cantou essas belas palavras, porque tinha certeza que o Senhor era verdadeiramente o Seu Pastor e o estava pastoreando continuamente e nada lhe faltaria.

Em Jo 10.11,14 Jesus afirma: “Eu sou o Bom Pastor” e “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”. E quanto a você já é uma ovelha do Supremo Senhor? Aprendamos a identificar o Pastor do salmo 23: Ele é JESUS CRISTO, nosso Senhor e Salvador. Aprendamos a identificar se temos as marcas do nosso Pastor: Fé; obediência; autonegação; amor; as marcas do sofrimento e da perseguição. Aprendamos que às suas ovelhas o Senhor promete que nada lhes faltará, ou seja, não faltará: Suficiência, refrigério, direção, consolação, disciplina, descanso, cuidado, condução, proteção, presença viva e assistência por todos os dias de suas vidas. O Senhor é o meu Pastor. E quanto a você? Que o Senhor seja o seu Pastor verdadeiramente? Aleluia, amém! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...