sábado, 11 de novembro de 2023

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS A VERDADEIRA PAZ!

 BUSQUEMOS A VERDADEIRA PAZ!

                                                                                 


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.  Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.Fp 4.6-13.

O texto lido traz por parte do apóstolo Paulo uma exortação paternal e um apelo aos seus leitores. O desejo dele é que aprendam a viver uma vida serena e confiante na presença do Senhor, apesar das circunstancias. Um dos agentes de desgaste da natureza mais impressionantes é a erosão, sobretudo, a causada pelos ventos nas rochas. Em certos casos, rochas gigantescas ficam completamente deformadas ou simplesmente desaparecem ao longo dos séculos. Essa ação é paulatina, quase imperceptível, mas é contínua e irreversível. Será que existe erosão espiritual? A resposta é sim. Certamente há uma ação erosiva violenta das circunstancias, na nossa pequena fé, provocando ansiedade e muitas outras doenças emocionais. A erosão dos ventos nas rochas não pode ser barrada, a não ser por uma ação sobrenatural do Senhor. Contudo, a ação erosiva das circunstancias em nossa fé, pode ser barrada através do exercício contínuo da nossa confiança em Deus.

Curiosamente, quando Paulo escreveu aos filipenses ele estava preso, mas para espanto nosso essa epístola é chamada de carta da alegria. É precisamente nessa epístola que ele dá aos seus leitores uma das mais belas e práticas lições de alegria e paz. Descobrimos que alegria e paz são dois aspectos do fruto do Espírito Santo. Entendemos que o canteiro no qual esse Fruto floresce é a situação adversa. A paz e a alegria descritas por Paulo aqui, não dependem da “temperatura” emocional de nossas circunstâncias, mas, do quanto temos dependido do Espírito de Deus. O texto lido afirma que a verdadeira paz que excede todo o entendimento, quando se instala em nosso coração traz pelo menos cinco resultados visíveis! Vejamos: Primeiro: A Cura da ansiedade; Segundo: A prática crescente das ações de graças juntamente com as orações; Terceiro: A Purificação contínua do pensamento; Quarto: O surgimento de uma Alegria sobrenatural, apesar das circunstancias; E Quinto: A Absoluta confiança no poder de Deus!

A ansiedade impede que nos aquietemos nos braços amorosos do Pai Celestial, nos levando a fazer as coisas do nosso jeito. Precisamos aprender a orar e agradecer. Agradecer sempre e em todo o tempo. O que tem ocupado a nossa mente? Inquietamo-nos porque abraçamos o padrão do mundo, queremos tudo pra ontem! O apóstolo fala aqui de uma alegria sobrenatural.  Aqui, não se trata de um riso histérico e alienado de quem não tem consciência das coisas, mas a alegria serena de quem vê aquele que é invisível, mas real. O contentamento interior pela certeza do controle de Deus sobre tudo e todos, inclusive das circunstancias. A suficiência de Paulo vinha de Deus! Paulo afirma aqui: “Tudo posso naquele que me fortalece”. O que ele pode? Ele pode suportar as dificuldades, ele pode resistir ao pecado, ele pode superar e vencer os desafios e os temores, saltar muralhas, derrubar gigantes, desbaratar exércitos, conquistar territórios inimigos, desfazer as obras do diabo, ele pode tudo Naquele que o fortalece: JESUS, o Cristo de Deus. Que mantenhamos no Senhor o nosso olhar, num exercício contínuo e sobrenatural de fé e obediência! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...