domingo, 12 de julho de 2020

Meditação/Nadia Malta/PRECISAMOS FRUTIFICAR PARA DEUS!


PRECISAMOS FRUTIFICAR PARA DEUS!
                                                                                 
Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: há três anos venho procurar frutos nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la” - Lc. 13.6-9.                           

Despertemos para a necessidade de nos tornar frutíferos para Deus. O grande desafio do cristão contemporâneo é fazer a diferença onde estiver. É preciso frutificar mesmo em meio à aridez vigente! Estamos vivendo uma pandemia. Muitos têm fome e sede, o que estamos fazendo à respeito como cristãos? Precisamos atentar para as questões que têm peso de eternidade. Esta parábola da Figueira Estéril foi proferida por Jesus que chama a atenção dos ouvintes para uma questão de maior relevância. Enquanto os que vieram a ele falavam de coisas terrenas, o Senhor lhes fala de coisas espirituais. Então, ele proferiu esta parábola para explicar aos ouvintes que Deus deseja encontrar fruto em sua Figueira. Desejou isso no passado e deseja hoje!  O texto está cheio de alegorias. O Senhor menciona dentre elas: Este ano= Tempo profético = período que compreende desde o Pentecostes até a Segunda Vinda de Cristo. Oportunidade para judeus e gentios se converterem e frutificarem para Deus. Este tempo está se esgotando, o relógio profético não pára e frutificar é preciso! Deus em todas as épocas tem dado oportunidades ao seu povo escolhido de frutificar para ele: Ouvindo a sua voz, se arrependendo e mudando de atitude, pregando a Palavra e fazendo discípulos, exercitando os dons, relacionando-se melhor com Ele e uns com os outros, santificando-se para a glorificação do seu Nome. E também testemunhando com uma viver digno diante de Deus e dos homens.

É verdade também que o adversário tem tentado de todas as maneiras impedir essa frutificação desde a criação. Por isso é tão necessário que os escolhidos de Deus aprendam a discernir o que se passa ao seu derredor. As cargas que têm sido trazidas sobre a vida de muitos, na verdade são estratégias do inimigo para afastá-los de sua produtividade. Mas, glória a Deus que o Senhor é gracioso e espera para ter misericórdia de nós e a nossa suficiência vem Dele, independente das circunstancias que nos cercam. O desejo do coração de Deus é que foquemos no seu reino e deixemos de nos envolver com os negócios deste mundo. “As armas da nossas milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas e anular sofismas...” como diz o apóstolo Paulo. A nossa esfera de ação é espiritual e a nossa maior estratégia é a santa conspiração com o Espírito de Deus! Atentemos! O texto traz quatro fatos relevantes sobre o propósito de Deus (como dono da vinha) para seus escolhidos de todas as épocas: Primeiro fato: O Dono da Vinha (DEUS) deseja encontrar fruto em sua Figueira; Segundo fato: A Figueira não pode ocupar inutilmente a terra; Terceiro fato: O Senhor Jesus (o viticultor) é Deus de oportunidades e intercede e cuida de sua figueira; e Quarto fato: Se a figueira vier a dar fruto, bem está se não será definitivamente cortada. O Espírito de Deus está falando com cada um de nós hoje! O Dono da Vinha desejou encontrar frutos no passado e continua desejando encontrá-los hoje. Esse desejo não é uma simples vontade aleatória ou mesmo um capricho de Deus, mas é o cumprimento do propósito para o qual a figueira foi plantada na vinha.

A figueira não é árvore ornamental, mas frutífera, se não cumprir seu propósito, não tem serventia, deve ser lançada ao fogo.  Não há pior tragédia do que o Dono da Vinha vir buscar fruto na figueira que plantou e não achar. De que fruto o Senhor está efetivamente falando neste contexto? Arrependimento sincero, conversão genuína, relacionamento intimo e dependente com o Senhor, o fruto do Espírito em seus nove aspectos e um viver que glorifique o Senhor. Tudo isso para louvor da glória de Deus. Nós estamos aqui com um propósito: glorificar a Deus com todo o nosso ser: Pensamentos, atos, palavras e gozá-lo para sempre.  Se este propósito não for cumprido, para que ocupar inutilmente a terra? Um dos atributos mais ternos de Deus é a longanimidade, a tolerância. O Senhor não apenas intercede pela figueira, ele propõe fazer muito mais: Ele quer escavar e por estrume. Esse processo implica em tirar também as ervas daninhas e pedregulhos que impedem a frutificação. O Senhor não poderá nos usar se estamos sufocados pelo orgulho, a vaidade pessoal, o desejo de ser notados, a preguiça, o comodismo ou outra coisa qualquer. A obra de Deus exige entrega, abnegação! Será que o que você está vivendo agora não é um escavar do Viticultor, a fim de que você se torne frutífero? Fiquemos atentos a esse trabalhar. Sejamos sensíveis ao agir do Viticultor. Quando encontramos alguém, enfrentando uma tempestade, é Deus amolecendo aquele coração para que se torne frutífero para ele. Estamos exatamente no tempo da oportunidade. O Senhor está esperando a nossa frutificação só mais este ano. É o tempo da graça, do favor de Deus. Não sabemos a duração “deste ano profético” de Deus! A parábola termina em aberto. O Último capítulo será escrito por cada um de nós. Se somos verdadeiramente figueira frutificaremos. O Dono da Vinha está chegando e virá direto em sua figueira. Será que ele irá encontrar fruto? Nadia Malta.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...