domingo, 5 de julho de 2020

Meditação/Nadia Malta/HORA DE VISITAR O VALE E RECOBRAR A ESPERANÇA!


HORA DE VISITAR O VALE E RECOBRAR A ESPERANÇA! 
                                                                                   
Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes”. Ezequiel 37:1-3. 

Renovemos a nossa esperança, no que tange à manifestação do sobrenatural de Deus no meio do caos. O livro do profeta Ezequiel é cheio de visões e parábolas vivas, usadas por Deus, para ministrar de forma sobrenatural e espetacular ao seu povo em meio ao período de cativeiro sob o jugo de Babilônia. Tanto os atos proféticos quanto as visões e parábolas, nem sempre foram de fácil compreensão.  O texto lido está em um contexto maior que vai do versículo primeiro ao quatorze. O texto mostra o Espírito de Deus conduzindo o profeta através de uma visão até um vale de ossos sequíssimos, branqueados pelo sol e espalhados pelo chão. Eram esqueletos de cadáveres já decompostos e devorados pelas aves de rapina e animais carniceiros.  O Senhor desejou no passado e deseja hoje trazer ao seu povo oprimido, espiritualmente morto e subjugado, uma mensagem de esperança e renovação.

Estamos vivendo um tempo que tem cheirado a morte. Essa pandemia tem assolado de uma maneira terrível a terra inteira. A mídia tem anunciado o que tem acontecido no mundo todo procurando na maioria das vezes carregar nas tintas, como se o acontecimento em si já não fosse trágico demais. Isso tudo tem trazido uma sensação de insegurança muito grande. Contudo, é necessário que olhemos para essa visão descrita no texto, através dos olhos do profeta Ezequiel sempre que as coisas para nós se tornarem desoladoras, como no momento presente. Há momentos, em nossa jornada cristã que somos inclinados a desistir de tudo, mas para onde iríamos nós? Só o Senhor tem palavras de vida eterna para consolar nossos corações abatidos! Isso acontece tanto pessoalmente quanto em termos nacionais, quando temos experimentado uma sensação de desamparo e descrédito, sobretudo, em relação às instituições, a cada dia menos confiáveis. Em meio a tudo isto, é sempre renovador olhar para aquele Vale de Ossos secos e ver o que Deus do Impossível é capaz de fazer! O povo de Deus estava debaixo do jugo de Babilônia, havia desistido de Deus e de suas promessas, havia voltado às costas para ele em detestável desobediência e apostasia. Quando as nossas impossibilidades chegam ao seu ápice, nos lembramos do cativeiro judeu em Babilônia e redescobriremos a esperança. O Deus que agiu ali pode agir hoje.

No meio do quadro desolador de cativeiro e assolação, Deus toma o seu profeta em espírito e o transporta, não para um lugar aprazível, mas para um lugar que tinha cheiro de morte por todos os lados. Às vezes precisamos de um choque de lucidez sim. O que Ezequiel vira não eram esqueletos inteiros, arrumados lado a lado, era um ajuntamento de ossos desordenados, tudo misturado, tudo muito seco, osso sobre osso, sem a menor possibilidade de haver um só vestígio de vida ali. Que choque para o profeta! Aquele vale desolador representava o real sentimento do povo em relação à sua própria situação no cativeiro. Contudo, o Senhor tem sempre promessas de restauração para aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados. Estamos todos nivelados pela mesma pandemia que assola o planeta inteiro. O que fazer diante desse caos instaurado? Acaso pode ser revertida esta situação? Senhor Deus tu o sabes! Confiemos e recobremos a Esperança! Nadia Malta


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...