sábado, 25 de julho de 2020

Meditação/Nadia Malta/OS SEMEADORES PRECISAM DESPERTAR!


OS SEMEADORES PRECISAM DESPERTAR!
                                                               
                                             
Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam. Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”. Lucas 8:5-15.                                                                     

Somos todos semeadores e precisamos despertar para o nosso chamado! A Parábola lida é uma das mais conhecidas e mais citadas das parábolas de Jesus. Esse texto fala da Palavra de Deus como uma boa semente que é lançada no solo dos corações. Mesmo sendo a mais poderosa das sementes, ela vai depender do tipo de solo onde será semeada para que possa produzir uma grande colheita. As pessoas em nossos dias estão cada vez mais necessitadas de Deus.  O grande problema tem sido além da dureza dos corações, a falta de disponibilidade dos semeadores humanos, todos muito ocupados com seus próprios interesses. Os corações humanos têm sido solos áridos e refratários à Palavra do Senhor. O discípulo de Jesus não pode perder de vista que ele é tão somente um semeador, não um convertedor. Atentemos para isto! Há quatro tipos de solos: O Solo Duro da Beira do Caminho; O Solo Rochoso, Raso; O Solo com Espinhos; e O Solo Bom, Apropriado. Ao semeador não é dado conhecer o tipo de solo sobre no qual a semente está caindo. Ele só tem que fazer o que foi chamado para fazer: Semear.

Vamos olhar para o ultimo tipo de solo mencionado pelo Senhor aqui. Jesus diz que somente este solo é produtivo. Ilustra aquele que ouve a palavra, compreende o que ela diz e a retém em seu coração. Aqui há verdadeira regeneração. Esse prova que foi transformado e produz frutos dignos de arrependimento. Nem todos os cristãos produzem a mesma quantidade de frutos, mas todo verdadeiro cristão produz algum tipo de fruto para glória de Deus e como evidencia de sua genuína conversão. Jesus contou essa parábola como incentivo aos discípulos no ministério que estavam prestes a exercer e como encorajamento para nós hoje. Não podemos perder de vista que somos apenas e tão somente semeadores, não “convertedores”.

Às vezes semeamos muito e colhemos pouco. A culpa não é do semeador nem da semente, mas do tipo de solo no qual a semente cai. Nunca devemos deixar de semear pelo fato de não conhecermos o tipo de solo no qual a semente está caindo. Até porque não cabe a nós conhecer. A ordem é pra semear. De uma coisa o Senhor nos assegura: “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes!”. Há uma ordem de Deus para semear, não importando o tipo de solo, em Ec. 11.6a diz: “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará”. Nadia Malta.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...