segunda-feira, 20 de julho de 2020

Meditação/Nadia Malta/ANDEMOS COM SABEDORIA E RETIDÃO!


ANDEMOS COM SABEDORIA E RETIDÃO!
                                                                   
                                         
Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Provérbios 4:10-18.                                                                   

Busquemos a sabedoria de Deus que aperfeiçoa o nosso caminho. O livro Sapiencial de Provérbios trata, sobretudo, do andar em sabedoria diante de Deus e dos homens. Os capítulos iniciais falam do caminho da sabedoria e da vida. Aqui encontramos as exortações paternais de Salomão, já recebidas de seu pai Davi. Aprendemos que a sabedoria guarda, dirige e aperfeiçoa o nosso caminho. De que tipo de sabedoria está se falando nesse livro? Certamente, trata-se da sabedoria do Alto, aquela que desce do Pai das luzes em quem não há variação ou sombra de mudanças. Andar em sabedoria e retidão implica em três responsabilidades: Conhecer a Palavra de Deus; Confiar na Providência de Deus; e Obedecer à vontade de Deus. Salomão aprendeu com seu pai Davi e agora transmite às gerações futuras. O grande segredo para adquirir sabedoria, é desejá-la acima de tudo. Conhecer a Palavra de Deus e retê-la em nosso coração é uma maneira eficaz de andarmos em sabedoria e, sobretudo, de estarmos no centro da Vontade de Deus.

Aprendemos aqui a tratar a sabedoria como trataríamos a nossa mãe! Devemos amá-la, honrá-la, abraçá-la e exaltá-la. Se abraçarmos a sabedoria e desprezarmos a loucura, andaremos plenamente em segurança, honra e retidão. Essa é a segunda responsabilidade que devemos ter se quisermos andar em sabedoria. Ao receber a Verdade de Deus, nossa mente é renovada nos permitindo pensar e agir de maneira sábia.  Isso nos ajudará a tomar as decisões certas e receber com discernimento as direções e impressões do Espírito Santo em nosso coração.  À medida que o justo anda sob a orientação do Pai, a sua vereda vai se tornando cada vez mais luminosa. Os filhos de Deus não podem esperar ser conduzidos pelo Pai Celestial, se andam ora pelo caminho da sabedoria, ora pelo caminho da perversidade. O verdadeiro cristão não pode ter um ânimo dobre.  Conhecer a Palavra de Deus e confiar na sua providência implica em obedecer a sua vontade. Este parágrafo apresenta um inventário espiritual pessoal que pode ser usado para avaliar se estamos de fato, vivendo em obediência ao Senhor.

Para isto, façamos a nós mesmos as seguintes perguntas: O que tem entrado pelos nossos ouvidos? O que entra pelos nossos ouvidos, certamente influenciará nossa mente, nosso coração e as nossas decisões. Por isso é imperativo inclinar os ouvidos aos ensinamentos do Senhor. Os ensinamentos do Senhor são vida e saúde para quem os acha. O que temos guardado em nossos corações? Nosso coração deve ser preservado, pois dele “procedem as fontes da vida”. Se poluirmos as fontes, essa contaminação se espalha e logo os desejos mais secretos se transformam em pecados explícitos e em vergonha pública. O que está em nossos lábios e para onde temos olhado? Tudo que se encontra no coração acaba saindo pela boca. Os filhos de Deus devem cuidar para ter uma linguagem sadia e irrepreensível, uma palavra sempre agradável, temperada com sal que transmita graça aos que ouvem. Precisamos aprender a guardar a porta dos nossos lábios. Para onde temos olhado? É pergunta que precisamos responder para nós mesmos. Nosso olhar deve estar sempre focado no Autor e Consumador da nossa fé: JESUS. Temos nos interessado por coisas além do meu Caminho (Jesus)? O Senhor está considerando as nossas veredas, sondando o nosso coração e as nossas ações. A vida é curta demais para desperdiçarmos o nosso tempo com o que é transitório e trivial. Portanto, tenhamos cuidado com as nossas escolhas! Andemos em sabedoria e retidão! Nadia Malta


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...