sábado, 4 de julho de 2020

Meditação/Nadia Malta/NÃO PERCA SUAS BÊNÇÃOS!


NÃO PERCA SUAS BÊNÇÃOS!
                                                                                 
Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o Senhor contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins. Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito”.  Deuteronômio 1:27-30. 

Todos os acontecimentos bíblicos do passado, embora literais, têm um sentido que prefigura as coisas futuras. São sombras das coisas vindouras. O episódio que lemos, por exemplo, trata de um fato que antecedeu a entrada do povo de Israel na Terra Prometida. O Senhor havia resgatado o povo do Egito com mão poderosa, com sinais e prodígios. O povo saíra do Egito debaixo da promessa de Deus, que seria levado para uma Terra que manava leite e mel. Por causa da rebelião e da incredulidade do povo um percurso que deveria ser feito em 13 dias foi feito em 40 anos, tempo necessário para que uma geração fosse extinta. O povo andava em círculos o tempo todo. Só a nova geração herdou a Terra da promessa. O texto lido mostra o relatório dos espias, que além de difamar a Deus, contaminou a nação inteira. Aquele relatório impediu que a vitória prometida acontecesse num curto espaço de tempo. Bênçãos ordenadas para nós têm sido postergadas por causa da nossa postura incrédula, rebelde e murmuradora. Precisamos aprender com esse episódio do passado que quando Deus ordena algo para nós, ele nos capacita para obedecer e alcançar a vitória. Os mandamentos do Senhor não são penosos. Deus tem o melhor para nós.

É promessa de Deus, mas, assim como o Israel do passado queremos que as coisas aconteçam automaticamente. Enquanto vida tivermos sobre a terra teremos obstáculos a transpor, vitórias a conquistar e inimigos para derrotar, para a glória de Deus. Quando lemos todo o capítulo aprendemos alguns princípios para que alcancemos as nossas vitórias: Aprendemos que a falta de disposição para a luta, já nos faz derrotados; Aprendemos que é preciso dar um basta a nossa rebeldia para que a vitória seja consumada; Aprendemos que é preciso parar com a murmuração; e Aprendemos que é preciso lançar fora todo o medo. O povo não quis subir à terra, não tinha disposição para isso. Tem muito cristão “indisposto” com preguiça de lutar por sua própria bênção. A Terra havia sido prometida, o Senhor havia dado a posse daquela região, mas havia ali gigantes que deveriam ser vencidos. A Terra precisava ser conquistada. Nada cai do céu pronto. As bênçãos são nossas, mas precisamos possuí-las. Aprendemos aqui que as portas que dão acesso as bênçãos não abrem automaticamente, como nos shoppings centers. Tem sempre uma placa puxe e empurre. Isso demanda uma atitude, um esforço de nossa parte. 

A igreja dos nossos dias precisa resgatar o ensino sobre a obediência. Ensinam-se tudo menos a obedecer a Deus, enquanto isso a população de rebeldes “eclesiásticos” tem crescido. Sacrifícios, votos, correntes de oração não substituem a obediência e obediência requer compromisso. Israel no passado mesmo tendo testemunhado dos grandes feitos de Deus ainda assim tinha memória curta. E ao menor sinal de dificuldade desandava a murmurar. Quando murmuramos, damos lugar a uma ação efetiva de agentes malignos sobre a nossa vida. Parece-nos que há uma casta infernal que se alimenta de nossas murmurações, causando completa destruição daquilo que deveria ser nosso. O Israel indisposto e murmurador, também teve medo, por isso perdeu a bênção. Toda uma geração de murmuradores medrosos pereceu no deserto, por causa do pavor de seus inimigos.  Medo é derrota antecipada! Você quer isso pra sua vida? Israel deu ouvidos aos medrosos e retardou 40 anos a sua bênção. Assim, preguiça, murmuração, medo, rebelião, incredulidade, maledicência, julgamento precipitado e outras posturas malignas fazem perder as bênçãos! Será que você não tem feito o mesmo? Quantos anos você tem retardado a sua bênção?  Atentemos! Nadia Malta


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...