sábado, 8 de dezembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/FOMOS CHAMADOS A SEMEAR PARA A VIDA ETERNA!


FOMOS CHAMADOS A SEMEAR PARA A VIDA ETERNA!
                                                                               
 O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui. Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”. Gálatas 6:6-10. 

Despertemos a semear para o Espírito, com vistas a uma boa colheita para a eternidade. A Lei da semeadura e colheita apresentada aqui pelo apóstolo Paulo, mostra o quão ordeira e implacável ela é. Só colhemos aquilo que plantamos. Como cristãos somos chamados a semear para o Espírito! Os irmãos das igrejas daquela região estavam sendo alertados quanto a semeadura carnal que estavam fazendo sob a influencia nefasta dos judaizantes. É impossível colher um fruto de uma semente diferente da qual plantamos. Somos livres para fazermos a nossa semeadura da forma que queremos, mas seremos escravos da colheita que produziremos. Aqui fica um alerta para todos nós, indistintamente! Se desejarmos uma colheita diferente, mudemos a semente que estamos usando em nossa semeadura. É simples assim. Nenhuma semeadura fica sem colheita! Há vários tipos de sementes, algumas frutificam logo, outras levam anos para dar seu fruto. Mas cedo ou tarde a colheita vem! Portanto, tenhamos cuidado com as sementes que temos semeado!

A SEMEADURA do Cristão implica em pelo menos três atitudes. Primeira Atitude: Fazer participante de todas as coisas boas àquele que o instruiu na Palavra de Deus! Que coisas boas são essas? A primeira parte do texto tem sido muito mal aplicada pelos divulgadores da teologia da prosperidade. Há da parte deles sempre uma aplicação a bens materiais partilhados por aqueles que estão debaixo de sua autoridade espiritual, para seu deleite. Contudo, embora seja justo acudir aqueles que se desgastam no ensino das Escrituras nas horas de suas necessidades, creio que o partilhar aqui descrito vai muito mais além de coisas materiais. Todo o contexto fala de semeadura e colheita. Há um partilhar implícito como resultado daquilo que foi semeado no coração de quem recebeu a Palavra. É alentador para um pastor, missionário, ou mestre ver o resultado do seu penoso trabalho frutificando para a glória do Pai. Saber que não trabalhamos ou semeamos em vão é gratificante. É importante conhecer o progresso espiritual daqueles nos quais foram investidos bens espirituais. Sejamos reconhecidos com aqueles que nos ministraram a palavra, deixemos que eles saibam que crescemos na graça e no conhecimento de Deus. Isto é algo excelente que deve ser partilhado.

Segunda Atitude: Não zombar de Deus exigindo uma colheita diferente daquilo que semeamos. A colheita é conseqüência da semeadura! O tema recorrente neste texto é semeadura e colheita. Zombamos de Deus quando desejamos colher um fruto diferente da semeadura que fizemos. Palavras são sementes. Atitudes são sementes. Decisões e escolhas são sementes. Intenções e inclinações são sementes. Ver Romanos 2.6: “Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento"; Oseias 8.7 a: "Eles semeiam vento e colhem tempestade”; Oseias 10.12, 13: “Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês. Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros”. II Coríntios 9.6,10: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça”. Cuidado com as nossas semeaduras. Não zombemos de Deus exigindo dele um fruto diferente das sementes que semeamos. Semente bendita produz fruto bendito. Semente maldita produz fruto maldito. Semear para o Espírito gera vida. Semear para a carne gera morte!

Terceira Atitude: Semear o bem sem nos cansar! No final Paulo chama seus leitores mais uma vez a responsabilidade de fazer o bem a todos, mas especialmente aos da família da fé. Fomos alcançados por Deus para as boas obras. Elas em si não salvam, mas testificam daquilo que se operou em nós. A fé nos justifica diante de Deus, as obras diante dos homens. Por isso, o apóstolo insiste: “Não nos cansemos de fazer (semear) o bem, ao seu tempo, ceifaremos!”. Semear para o Espírito produz vida! Semear para a carne produz morte! Ver II Tessalonicenses 3.13: “Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem. João 9.4: “Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar”. I Tessalonicenses 5.15: “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos”. Efésios 2.10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos”. Estejamos atentos às necessidades à nossa volta. Temos responsabilidade pessoal uns com os outros. Contudo, não queiramos ser sempre o outro na relação de mutualidade! Que o Senhor nos conceda sabedoria e graça para semearmos para o louvor da sua glória! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...