quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR NOS CHAMA À RECONSTRUÇÃO!


O SENHOR NOS CHAMA À RECONSTRUÇÃO!
                                                                                    
Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? – diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos. O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus”. Ageu 1:2-11, 14; 2:2-9, 21-23. 

O Senhor aqui chama seu povo à reconstrução! A curta profecia de Ageu tem dois capítulos. Lemos inicialmente o primeiro capítulo e no decorrer da mensagem leremos o segundo. Ageu, cujo nome significa festivo, nasceu no cativeiro, ele volta a Jerusalém juntamente com Zorobabel numa das primeiras expedições.  A dura palavra do Senhor por meio de Ageu, neste curto livro profético, veio exortar o povo no pós-exílio babilônico, a consertar os seus caminhos, a reconstruir o templo, a rever o critério de prioridades e se voltar para ele em obediência e santidade. O Senhor relembra os rigores do cativeiro e as sentenças decretadas para os que andam em desobediência. A construção havia sido interrompida por causa, segundo alguns estudiosos, da oposição dos samaritanos. Pelo menos quatro coisas chamam a nossa atenção nesta curta profecia. Primeira Coisa: A desculpa esfarrapada do povo para não reconstruir a casa do Senhor! Mais uma vez uma palavra dirigida ao povo de Deus do passado com aplicações práticas e contemporâneas aos crentes de nossos dias. A obra do Senhor precisa ser priorizada. Colocá-la em caráter secundário é atrair a disciplina do Senhor. Somos exortados por Jesus, a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, as demais coisas nos serão acrescentadas. Quais têm sido as nossas desculpas para não nos envolver efetivamente nas coisas concernentes ao Reino de Deus?  Segunda Coisa: O Senhor censura, rejeita esta alegação, exorta o povo e o chama à razão com duras palavras! Os problemas econômicos de muitos é o resultado do descuido com as coisas concernentes ao Reino de Deus. E não estamos falando apenas de uma fidelidade mecânica aos dízimos e ofertas! Muitos dizimam e contribuem como se o dízimo fosse uma moeda de troca. Cadê a gratidão do coração. O Senhor não aceita nada por obrigação. Ele quer o nosso coração envolvido e rendido no Altar!

Terceira Coisa: O Senhor promete uma glória maior que a anterior! Em Ageu 2.2-9 o Senhor diz: "Pergunte ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao restante do povo, o seguinte: “Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, de modo que eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus, no dia vinte e quatro do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario”. ‘Quem de vocês viu este templo em seu primeiro esplendor? Comparado com ele, não é como nada o que vocês vêem agora? "Coragem, Zorobabel", declara o Senhor. "Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! ", declara o Senhor. "Porque eu estou com vocês", declara o Senhor dos Exércitos. Esta é a aliança que fiz com vocês quando vocês saíram do Egito: "Meu espírito está entre vocês. Não tenham medo". Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Dentro de pouco tempo farei tremer o céu, a terra, o mar e o continente. Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória", diz o Senhor dos Exércitos. "Tanto a prata quanto o ouro me pertencem", declara o Senhor dos Exércitos. "A glória deste novo templo será maior do que a do antigo", diz o Senhor dos Exércitos. "E neste lugar estabelecerei a paz", declara o Senhor dos Exércitos”. Os que lamentaram a destruição do primeiro templo com a sua suntuosidade salomônica, lamentavam agora pelo pequeno e aparentemente insignificante alicerce do segundo templo. O Senhor diz que a glória desta casa será maior que a daquela. O Senhor Jesus o visitou muitas vezes. O próprio Deus encarnado pisou o seu chão. Ainda podemos enxergar aqui a responsabilidade e o privilégio de sermos templos vivos no qual habita o Deus vivo! Que grande e maior glória! Este é o lugar onde se estabelece a perfeita paz, advinda da reconciliação com Deus por meio do Cristo.

Quarta Coisa: O Senhor promete estabelecer seu domínio Messiânico! Em Ageu 2.21-23 o Senhor diz: "Diga a Zorobabel, governador de Judá, que eu farei tremer o céu e a terra. Derrubarei tronos e destruirei o poder dos reinos estrangeiros. Virarei os carros e os seus condutores; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu companheiro". "Naquele dia", declara o Senhor dos Exércitos, "eu o tomarei, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel", declara o Senhor, "e farei de você um anel de selar, porque o tenho escolhido", declara o Senhor dos Exércitos”. O Senhor constitui Zorobabel como governador de Judá. Um ancestral legitimo de Cristo, segundo a carne, vindo da linhagem de Davi. O Senhor chama os líderes civis e espirituais a se santificarem para que seus sacrifícios sejam aceitos. Zorobabel aponta para Cristo em sua missão de renovar a aliança de Deus com a descendência de Davi. Tudo tem se cumprido! Assim, Cuidado com as nossas desculpas! Que possamos nos examinar a nós mesmos, consertar os nossos caminhos e nos voltarmos para o Senhor! É tempo de nos reconstruirmos como santuários vivos das moradas de Deus! Priorizemos a Ele e ao seu Reino! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...