domingo, 16 de dezembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/ATENTEMOS PARA A SUFICIÊNCIA DA IRRESISTÍVEL GRAÇA SALVADORA!


ATENTEMOS PARA A SUFICIÊNCIA DA IRRESISTÍVEL GRAÇA SALVADORA!
                                                                                   
Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze”. Tito 2:11-15. 
                        
Atentemos para a suficiência e os benefícios eternos da irresistível graça salvadora do Senhor. No texto lido o apóstolo Paulo chama a atenção do pastor Tito, seu delegado apostólico junto às igrejas de Creta a não perder de vista a suficiência e a abrangência dos benefícios da graça salvadora. Já naquela época havia a ação dos falsos mestres que segundo seu entendimento, por equívoco ou malícia, faziam de tudo para tirar a centralidade do Cristo. Na epístola aos Romanos 11.33-36 o apóstolo Paulo ao perceber esse mistério dos desígnios de Deus explode numa adoração, absolutamente reveladora: “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! "Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?".  "Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”. Todos os que de maneira formal ou informal estão fazendo a obra de Deus precisam ter o entendimento desta verdade fundamental. O ensino sobre a graça tem sido de certa maneira negligenciado em muitas das igrejas ditas cristãs. Fomos salvos pela graça de Deus mediante a fé em Cristo. Deus olha para nós através das lentes da sua graça. Negligenciar este ensino é perder o próprio Cristo de vista, que é a Graça de Deus encarnada.

Na verdade percebemos uma tentativa em certas teologias pós-modernas de tirar a centralidade do Cristo e chamar os holofotes para a meritocracia humana. A suficiência da Graça se manifesta pelos menos de três maneiras. Primeira Maneira: A Universalidade da graça é suficiente para a salvação de todos os homens, embora, não haja universalismo da salvação como muitos apregoam! A abrangência da IRRESISTÍVEL graça salvadora de Cristo tem se manifestado desde o passado alcançando todos os que soberanamente foram destinados para a salvação. Um dia todos verão a salvação de Deus, mas nem todos a experimentarão. Em atos dos apóstolos 13.48 Lucas diz explicitamente: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido designados para a salvação!”. Em relação à soberania de Deus já haviam os que contestavam com argumentos humanos o plano de salvação pela graça desde tempos eternos. Paulo responde a tais objeções se referindo a Jacó e Esaú em Romanos 9.11-16: “Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo". Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus”. A Graça do Senhor tem a altura, a largura e a profundidade do amor de Deus manifesto em Cristo Jesus, nosso Senhor! O ensino sobre a graça tem sido negligenciado em nossas igrejas e dado lugar a um sem numero de doutrinas antibíblicas, baseadas em meritocracia. Tudo que somos, temos, recebemos, sabemos ou fazemos para o Senhor é pela graça de Deus, seu favor imerecido.

Segunda Maneira: A graça ensina no presente, aquele que foi alcançado por ela a renunciar à impiedade e às paixões mundanas, vivendo de modo digno do Senhor! A suficiência da Graça santificadora do Cristo vai nos transformando progressivamente até chegarmos a estatura de varões perfeitos. Ela ainda nos assiste em nossas fraquezas, firma nossos pés sobre a Rocha, nos fortalece para enfrentar os reveses da vida que não são poucos. Em Efésios 1.4 Paulo ratifica esse ensino: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença”. Terceira Maneira: A graça também sustenta esses salvos com a bendita esperança futura de se encontrarem com o Senhor face a face no futuro, por ocasião da sua Vinda! A Graça de Deus nos sustenta para seguirmos em frente até Aquele Dia Glorioso quando estaremos para sempre com Ele. De nós mesmos não somos nada! Somos salvos pela graça, santificados pela graça, libertos pela graça, perseveramos em Cristo pela graça e experimentaremos um futuro glorioso por pura graça de Deus. O que aprendemos aqui? A suficiência e abrangência da irresistível Graça de Deus pode alcançar a todos os pecadores, mas por sua soberana vontade o Senhor elegeu alguns. Os eleitos não resistem ao chamado. Não há universalismo da salvação, como querem crer alguns. A graça que salva, santifica. Ela também firma, liberta, fortalece e sustenta o salvo. A graça também faz o salvo perseverar até o fim aguardando a bendita esperança da Vinda do Senhor. É este ensino que precisamos resgatar em nossas comunidades. Chega de tantas teologias inventadas pelas mentes pervertidas. A Bíblia Sagrada é o maior, o mais confiável e completo manual de Teologia Sistemática! É o nosso Manual de Fé e Prática. Atentemos para ela. E confiemos na Graça uma vez encarnada, que é o próprio Cristo! Haja graça sobre graça em nossas vidas! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...