segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS À VIGILÂNCIA, POIS A VINDA DO SENHOR É CERTA E REPENTINA!


CHAMADOS À VIGILÂNCIA, POIS A VINDA DO SENHOR É CERTA E REPENTINA!
                                                                                                    
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo”. 1 Tessalonicenses 5:1-11.     

Atentemos como povo de Deus quanto à necessidade de vigilância e preparação para a Vinda do Senhor! O Apóstolo Paulo segue trazendo palavras de exortação ao povo de Deus daquela igreja. Desta vez ele relembra os acontecimentos que antecederão o grande Dia do Senhor. Essa expressão é tirada do Antigo Testamento e se refere a Segunda Vinda do Cristo como Juiz. Ele chama aqueles irmãos bem como a todos os seus leitores de todos os tempos a viverem de modo digno do Senhor em vigilância e santa preparação para que aquele dia não os apanhe repentinamente como um laço. É verdade,  os dias são maus, como tão bem disse o apóstolo Paulo em outro momento. Todos os acontecimentos à nossa volta são ecos da Vinda do Grande e Temível Dia do Senhor! As palavras de ordem para os cristãos fiéis são: Preparação e Vigilância. Ergamos as nossas cabeças que a nossa redenção se aproxima! Não, isto não é uma profecia como tantas que proliferam ao nosso redor, mas a constatação de fatos já preditos desde tempos antigos pelos santos apóstolos e profetas do Senhor do passado.

O Senhor virá sem marcar datas ou mesmo horas. Sua vinda será repentina como um ladrão à noite, será de súbito. Por isso que a demanda por preparação e vigilância deve ser contínua. Como filhos da luz não nos embaracemos com aquilo que as trevas tão matreiramente propõem.  Sejamos sóbrios, nos voltemos para a Luz! Os movimentos humanistas por paz e segurança proliferam infrutiferamente, pois paz e segurança só são possíveis na pessoa do Cristo. As palavras do Senhor por meio de Paulo dão conta que a grande destruição virá repentinamente como sobrevêm dores àquela que está para dar à luz.  Revestidos da couraça da fé e do amor, ajustemos em nossas cabeças o capacete da esperança da nossa salvação. Tenhamos plena convicção da ação regeneradora do Espírito Santo em nós. O texto usa a palavra dormir em dois sentidos aqui, primeiro o dormir como sinônimo de falta de vigilância, mas ao final o termo é usado como sinônimo da morte física. E é nesse último sentido que o apóstolo alerta: “Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele”. Que o Senhor nos Dê sabedoria para que entendamos todas essas coisas.

Precisamos nos preparar para a aquele dia glorioso pelo menos de três maneiras segundo as instruções paulinas. Primeiro: Em Vigilância Constante e Sobriedade! O autor de Hebreus diz: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”. O apóstolo Pedro complementa: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração”. E ainda: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado”.  Segundo: Revestidos da fé no Senhor e do amor aos irmãos temos o dever de nos edificar e consolar reciprocamente! Paulo continua seu ensino e falando aos tessalonicenses ele diz: “Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”. “Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros”. Terceiro: Revestidos da esperança da salvação como um capacete! Falando aos Filipenses Paulo afirma: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. E Judas em sua epístola adverte: “Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna”. Fomos chamados à vigilância! Assim, Vigiemos e nos preparemos, pois a Vinda do Senhor é certa e repentina. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...