domingo, 30 de dezembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA QUE NÃO DESAPONTA!


CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA QUE NÃO DESAPONTA! 
                                                                                    
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Lm 3.21-25.                                                     

Não percamos de vista a Esperança Viva que é o Cristo! Se há um povo sobre a terra que não pode jamais perder a esperança, este é o povo de Deus, que foi regenerado para uma viva Esperança chamada Cristo! Vivemos em um tempo de grandes lamentações, por causa da realidade vigente.  Este livro do profeta Jeremias possivelmente é o que trata do sofrimento do povo de Deus da forma mais explícita que se possa imaginar. Já falamos sobre isto muitas vezes, mas é sempre oportuno lembrar! Diferentemente do livro de Jó, que trata do sofrimento de uma forma pessoal, Lamentações trata de uma tragédia a nível nacional. A assolação atingiu a todos indiscriminadamente. O povo de Deus havia sido levado cativo para Babilônia. Não há como exagerar a intensidade e a abrangência do sofrimento decorrente da queda de Jerusalém. Ali aconteceu o que as seguradoras de hoje chamariam de PT= perda foi total. Todos perderam tudo. O sofrimento atingiu o nível mais profundo até o canibalismo e o sacrilégio eram cometidos indiscriminadamente. O livro das Lamentações é muito apropriadamente chamado de cerimônia fúnebre da nação morta. O profeta Jeremias que já havia sido inevitavelmente contaminado pelas circunstancias ao seu redor, pára diante do caos e olha para a única Esperança que não desaponta: O Senhor!  Estamos no limiar do novo ano. O que nos aguarda? Não sabemos! Mas sabemos quem nos aguarda: O Deus Da Esperança! É inegável a desesperança que tem se instalado, sobretudo, em nosso país. Mais que nunca precisamos buscar o Senhor, olhar para Ele e esperar Nele! Os falsos profetas do passado que procuravam trazer falsas esperanças ao povo com relação ao fim do cativeiro de Babilônia têm surgido também em nossos dias.  No entanto, aquele cativeiro durou setenta anos (Jr. 25).

No meio do caos, o profeta Jeremias nos convida a olhar para o Senhor, a única Esperança que não desaponta! Este olhar nos faz enxergar três razões para não desesperar nem esmorecer. Primeira Razão: As misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã! Jeremias parou e deixou de olhar para sua própria miséria para se lembrar da misericórdia de Deus. O Senhor é misericordioso é Aquele que sente a nossa dor, a nossa miséria.  O profeta continuou sentindo dor e sofrimento, mas cria no amor compassivo de Deus, apesar da dureza da cerviz do povo. Isso lhe deu forças para continuar pela fé exercendo seu difícil ministério. O cativeiro de Judá não foi enviado por Deus, mas foi permitido por ele por causa da rebelião do povo. O v. 39 diz: “Por que se queixa o homem vivente? Cada um queixe-se dos seus próprios pecados”. As misericórdias de Deus também são a causa de não sermos consumidos. Por isso não podemos perder de vista esse amor compassivo de Deus. Todas as vezes que o povo se rebelou e voltou-se para Deus arrependido, ele o recebeu e o acolheu com um amor desmedido. Foi assim no passado e é assim hoje. Segunda Razão: A grandeza da fidelidade de Deus!  Assim como as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, no final do dia podemos perceber a sua fidelidade. Já contou as bênçãos de hoje? Deus é fiel ao seu povo e espera pacientemente que ele descubra a sua fidelidade imutável. A consciência da misericórdia e da fidelidade de Deus fez Jeremias recobrar o ânimo em meio a todo o caos. A própria alma do profeta brada das profundezas: “A minha porção é o Senhor”. Pelo fato do Senhor ser a porção do profeta, ele poderia esperar nele o quanto fosse necessário. Isso não era confissão de pensamento positivo, era certeza do agir de Deus. E é essa certeza que precisamos ter em nossos dias!

Terceira Razão: A bondade do Senhor se manifesta aos que esperam nele! Jeremias não se deixou levar pelas falsas esperanças dos falsos profetas. Revelação do Senhor se cumpre, nem que para isso seja preciso setenta anos! Às vezes a espera faz parte da resposta e é um treinamento de Deus. A Palavra do Senhor nos assegura que Ele é bom e que a sua misericórdia dura para sempre. Contudo, a bondade e a misericórdia de Deus não nos dão licença para pecar nos voltando contra Ele. As bênçãos do Senhor estão disponíveis aos que andam em seus caminhos. O Senhor se coloca como um muro de fogo ao nosso redor, mas nós insistimos em romper esse muro com nossas rebeliões, e do lado de fora dele há serpentes que nos espreitam para dar o bote, trazendo dor, destruição, enfermidade e morte para as nossas vidas. Devemos atentar para a “bondade e severidade de Deus”. Sofrimento que não produz quebrantamento não é transformador e só produz revolta e murmuração. Que hoje possamos esquadrinhar os nossos caminhos, prová-los e voltarmos para o Senhor! O que aprendemos aqui? Por mais difíceis que sejam as nossas adversidades e assolações, elas poderiam ser ainda piores, à semelhança do que aconteceu a toda a nação de Judá nos dias do cativeiro de Babilônia! Quando Deus entende de nos consertar e trazer as mudanças pelas quais clamamos, ele usará todos os recursos, até mesmo as adversidades, dores e perdas. Precisamos aprender a olhar para a única Esperança que não desaponta: Cristo e seus atributos eternos e imutáveis: especialmente: Misericórdia, fidelidade e bondade. Aprendemos em Lamentações que mesmo no meio do sofrimento mais atroz Deus se manifesta ao seu povo dando-lhe oportunidade de mudança e crescimento. Pensemos nisto! Deus é a nossa fonte de cura e plenitude, busquemos, pois, a Ele! O cativeiro em Babilônia durou setenta anos, enquanto não se cumpriu o tempo não houve resposta de Deus. Por isso, aguarde o agir de Deus, a resposta vem, não desista! Olhemos para o Cristo, a Esperança que jamais desaponta! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...