domingo, 9 de dezembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS À FÉ PERSEVERANTE E OPERANTE, AO AMOR ABNEGADO E À ESPERANÇA EM CRISTO!


CHAMADOS À FÉ PERSEVERANTE E OPERANTE, AO AMOR ABNEGADO E À ESPERANÇA EM CRISTO!
                                                                                
Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura”.1 Tessalonicenses 1:2-10.                                                                                 

Busquemos de maneira diligente testemunhar acerca da nossa fé.   A Igreja de Tessalônica foi fundada durante a segunda viagem missionária de Paulo. Era uma igreja formada de gentios e judeus convertidos. O apóstolo envia-lhes de Corinto uma carta com o propósito de admoestá-los, exortá-los e consolá-los, devido as notícias trazidas por Timóteo. Em todas as épocas no meio do povo de Deus sempre houve um remanescente fiel e o apóstolo começa sua epístola louvando o proceder destes e no corpo da carta trata dos assuntos específicos trazidos a ele. Enquanto alguns irmãos ali estavam desconsolados por causa da morte de entes queridos, outros andavam ociosos por causa de uma percepção equivocada quanto à Vinda do Senhor, muitos se sentiam tentados à voltar a velha vida, fazendo duras críticas ao apóstolo e havia os que ansiavam por sua presença.

Quando lemos esta epístola, é inevitável pensarmos: “Em qual das listas estaríamos nós arrolados, se vivêssemos naquela igreja?”. Graças a Deus encontramos crentes fiéis em todas as épocas. São homens e mulheres que se doam pela causa do Senhor. São operosos e perseverantes em sua fé. No amor, abnegados. Têm em Cristo a sua Esperança viva, não se importando com os sofrimentos presentes, pois têm seus olhos na eternidade gloriosa. São os que abandonaram os ídolos e se voltaram para o Deus Vivo e Verdadeiro! Insisto, em qual das listas somos encontrados?

Há pelo menos três ações requeridas no testemunho dos eleitos segundo o texto citado. Primeira Ação: A Operosidade da fé! Tiago 2.17: “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta”. A fé do eleito de Deus deve ser operosa, ou seja, deve produzir resultados visíveis, do contrário, não é fé de fato.  O eleito de Deus tem seus sentidos espirituais treinados pelo Espírito que rege a fé, tanto para a salvação, quanto para a vitória. Ele ouve o inaudível. Vê o invisível e espera o impossível. Ele conta pela fé, com as infinitas possibilidades de Deus! Segunda Ação: A Abnegação do amor! Romanos 12.9: “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom”. Fomos chamados e alcançados pelo Amor Caridade (Ágape)para  ser canais desse amor. O Senhor não espera nada menos de nós. Aqui não se trata da a Caridade de doar coisas, mas a caridade suprema de doar-se a si mesmo por amor do Cristo. Terceira Ação: A Esperança em Cristo!  Em Romanos 12.12 o apóstolo Paulo diz: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Colossenses 1. 27: “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória”. I Pedro 1.3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos regenerou para uma viva Esperança”! A nossa Esperança não é um mero sentimento, uma simples expectação positiva de algo que esperamos acontecer. A nossa Esperança Vive e é uma pessoa chamada Cristo. Com Jesus podemos crer no amanhã como diz a letra do velho hino. Com ele e por ele saltamos muralhas, desbaratamos exércitos, derrubamos gigantes. Que o Senhor nos fortaleça para testemunhar segundo seu padrão e a sua vontade. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...