segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XXVII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95ª Candeias Jaboatão dos Guararapes PE
CEP 54. 440- 350; Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse
XXVII (1ª parte): O REI E O SEU REINO – Ap 19 e 20

Introdução:
Em apocalipse 19 e 20, o apóstolo João registra os acontecimentos críticos que ocorrerão antes de Deus encerrar a história humana e introduzir novos céus e nova terra. O presente estudo será dividido em duas partes.

Leitura e análise do texto – Ap 19 e 20:

O júbilo do céu pelas Bodas do Cordeiro – Ap 19.1-10:
Quando Babilônia caiu na terra, ouviu-se a ordem no céu: “Exultem sobre ela” Ap 18.20 e o que se encontra nesses versículos é a resposta a essa ordem. A palavra aleluia é a forma grega do termo hebraico “hallelujah”= louvor ao Senhor (Jah ou Javeh).

Esse é o cântico do céu entoado por três motivos:
1)      Deus julgou seus inimigos – Ap 19.1-4 ; a grande Meretriz ou Babilônia foi destruída e isso é motivo de júbilo no céu. Tanto o sistema religioso apóstata, quanto o sistema político-econômico satânico fizeram o mundo desviar-se e contaminaram a humanidade. Ambos são culpados de perseguir o povo de Deus, martirizando inúmeros cristãos. Os caminhos do Senhor são justos e verdadeiros. Ap 15.3;16.7; 17.6; O cântico enfatiza os atributos de Deus e é assim que devemos honrá-lo.

2)      Deus reina – Ap. 19.5,6: Aqui a tradução literal é: “O Senhor Deus todo Poderoso começou a reinar”. Essa afirmação não significa que o Trono do Céu estava desocupado ou inativo, pois este não é o caso. O Livro do Apocalipse é também chamado de “O Livro do Trono”, e de fato, o Deus Todo Poderoso está cumprindo seus propósitos na Terra. Sl 97.1; Deus sempre reinou no Trono do Céu, mas agora está prestes a conquistar os tronos da terra, bem como o reino de satanás e da “besta”. Em sua soberania ele permitiu que os homens e os anjos perversos fizessem o pior, mas é chegada a hora da vontade de Deus ser feita na terra, como é feita no céu”. Mt 6.10;

3)      A Noiva está pronta – Ap 19.7-10: A noiva é sem sombra de dúvida a Igreja – II Co 11.2; Ef 5.22-33 e Jesus, o Cordeiro, é o Noivo – Jo 3.29; Nas cerimônias de casamento, normalmente o centro das atenções é a noiva, mas nesse caso, o Noivo recebe a honra.  – v.7 Aqui a Noiva está vestida com “os atos de justiça dos santos” – v.8; A Noiva agora está pronta e se mostra radiante em sua glória. Ela “a si mesma se ataviou” para a cerimônia pública. Os casamentos judaicos daquela época eram bem diferentes das cerimônias ocidentais. Em primeiro lugar havia o noivado, normalmente firmado pelos pais dos futuros cônjuges, quando estes eram bastante jovens. Esse noivado era um compromisso sério e definitivo. Qualquer infidelidade durante o noivado era considerada adultério e a noiva ou noivo em questão poderiam ser apedrejados.  Quando a cerimônia pública estava prestes acontecer, o noivo ia buscar a noiva na casa de seus pais, onde era realizado o banquete nupcial com todos os convidados e o casal feliz. As comemorações chegavam a durar até uma semana, dependendo das posses das famílias envolvidas. Hoje, a Igreja está noiva de Cristo, e mesmo sem tê-lo visto, o amamos – I Pe 1.8; Um dia ele voltará e levará a Noiva  para o céu, para estar para sempre com ele. Jo 14.1-6; I Ts 4.13-18; Depois disso a igreja estará pronta para voltar à terra com o Noivo no final da Tribulação, para reinar com ele em glória – Lc.13.29; Mt. 8.11; Os convidados são os crentes do Antigo Testamento e da Tribulação. João fica tão perplexo diante da magnitude dessa visão que se prostra diante do anjo. O anjo por sua vez recusa adoração, pois como um anjo de Deus eleito e fiel, ele sabe que só a Trindade Santa devemos devotar a honra, a glória e a adoração. Cl 2.18; Hb. 1.14; At 10.25,26;

Cristo voltará – Ap 19.11-21 - Primeiro João descreve o Conquistador e em seguida as suas conquistas. Note que o cavaleiro do cavalo branco de Ap 6.2 é o falso Cristo, mas o Cavaleiro descrito aqui é o verdadeiro Cristo. Ele está vindo com o seu povo para conquistar O território do inimigo e estabelecer o seu reino. Aleluia! É importante lembrar, aqui a ênfase dada aos atributos imutáveis de Cristo: “Fiel e Verdadeiro”. Os santos aflitos precisam lembrar que Deus é Fiel e não nos abandonará, pois suas promessas são verdadeiras. Em Ap 19.12 fala de “um nome escrito que ninguém conhece”. Talvez corresponda ao novo nome de Ap 3.12; Claro que isso é apenas uma possibilidade, mas é empolgante saber que mesmo no céu, vão ser aprendidas novas coisas sobre o Senhor Jesus Cristo.

O Verbo de Deus – Ap. 19.13: é uma designação conhecida para o Senhor nas Escrituras Jo 1.1-14; Assim como revelamos nossos pensamentos através de nossas palavras, também o Pai Celestial revela-se a nós por meio de seu Filho, O Verbo de Deus, a Palavra Viva do Senhor, o LOGOS de Deus. Uma palavra é formada de letras e Jesus é o Alfa e o Ômega. Ele é o Alfabeto divino da revelação de Deus – Hb 4.12; Ap 17.17; 6.11; 10.7;15.1; Jr 1.12; Assim como a Palavra foi o agente de Deus na criação Jo 1.1-3; também é o seu agente de julgamento e consumação. O nome mais importante de Cristo é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Dn 2.47; Dt 10.17; I Tm 6.15.

O soberano Senhor virá em glória com seus exércitos celestiais e derrotará o inimigo por meio de grandes vitórias:

1)      Derrotará os exércitos dos reis da terra – Ap 19.17-19, 21. O capítulo começa falando das Bodas do Cordeiro e agora descreve a grande Ceia de Deus, onde serão servidas as carnes dos reis da terra, dos poderosos, dos comandantes, de todos os inimigos de Deus. Eles servirão de banquete para as aves de rapina. Aqui há uma guerra literal, onde armas carnais são inúteis diante da espada afiada que sai da boca de Cristo. Há aqui também uma profunda simbologia que mostra que o homem fracassa porque é carne e se apóia na carne – Gn 6.3; Jo 3.6; 6.63; Rm 7.18; Fp 3.3; I Pe 1.24

2)      Derrotará a “besta” e o falso profeta – V.20: os aliados de satanás e os líderes da revolta contra Deus e seu povo serão os primeiros a serem lançados no Lago de fogo. Satanás os seguirá mil anos depois.

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Jr 1; Ter. Dt 10; Qua. Dn 2; Qui. Jo 1; Sex Hb 4; Sáb. Cl 2

 Bibliografia; Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Genebra; Pentecostal; Comentário Expositivo da Bíblia – Warren W. Wiersbe.
Estudos em apocalipse/Compilação/Pra. Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...