domingo, 7 de outubro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/ACERTE O SEU PASSO COM CRISTO!

ACERTE O SEU PASSO COM CRISTO!
I Tessalonicenses  4.1-12


Objetivo: Despertar os ouvintes para o fato de que a vida cristã requer um andar contínuo de crescimento, maturidade e testemunho, digno da vocação a que fomos chamados. 

Idéia Central do texto:
No texto lido, o apóstolo Paulo escreve à igreja de Tessalônica, fundada por ele em sua segunda viagem missionária, para exortá-la quanto à pureza moral, ao amor fraternal e à diligencia no trabalho diário. Aqui encontramos a idéia central do texto.

O que motivou o apóstolo a escrever àqueles irmãos foi o fato de muitos ali estarem desconsolados, pela perda de seus entes queridos; por alguns andarem desordenadamente ociosos; e outros por sua vez, ainda se sentiam tentados a voltar aos antigos vícios e práticas pecaminosas da velha vida. Paulo em seu zelo apostólico, como pai espiritual resolve enviar uma carta de consolação e exortação àquela querida igreja

Introdução:
O apóstolo Paulo inúmeras vezes associa ou compara a vida cristã a uma caminhada, ou a um andar. Ele diz: “Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” – Ef 4.1; “Que não andeis como também andam os gentios” – Ef 4.17; “Andai em amor” – Ef 5.2; “Andai como filhos da luz”. Assim, O CRISTÃO PRECISA ACERTAR O PASSO! Andar em sincronia com o Cristo deve ser o nosso alvo.

Toda caminhada, seja física ou espiritual, começa com um primeiro passo. A vida cristã começa com um passo de fé, que conduz a uma caminhada de fé, “visto que andamos por fé e não pelo que vemos”- II Co 5.7. O conceito de caminhada também sugere progressão. Quem caminha, não permanece no mesmo lugar. Caminhar também requer esforço e Deus prometeu nos ajudar, sustentar e fortalecer – Is 41.10.

No entanto, é preciso nos certificar se verdadeiramente estamos andando na luz”, pois o adversário está sempre à espreita preparando armadilhas para os nossos pés, às vezes essas armadilhas são tão sutis que não percebemos. Em Jo. 12.35 Jesus diz: “Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai”.

PARA EVITAR TROPEÇOS, PAULO DESCREVE AQUI TRÊS MANEIRAS, SEGUNDO AS QUAIS O CRISTÃO DEVE ANDAR PARA ACERTAR O PASSO COM CRISTO:
  1. Andar em Santidade – VS. 1-8:
  • Não era fácil para os novos crentes viverem uma vida de santidade. O ambiente moral do Império Romano era absolutamente promíscuo. As práticas sexuais impuras eram consideradas totalmente normais e toleráveis dentro daquela sociedade. Hoje percebemos algo semelhante na sociedade em que vivemos. Contudo, o crente em Jesus precisa compreender, que embora ainda esteja no mundo, não faz mais parte dele. Por isso Paulo apresenta quatro motivações pelas quais devemos andar em santidade e não nos deixar dominar pela impureza:
  • Primeira Motivação: Devemos andar em santidade para agradar a Deus – v.1: Agradar a Deus deve ser a maior motivação da vida Cristã e não é simplesmente fazer a sua vontade, mas é fazê-la com inteireza de coração.
  • Segunda Motivação: Devemos andar em santidade para obedecer a Deus – VS. 2,3: A instrução aqui é clara: Que vos abstenhais da prostituição”, em outras palavras, que sejais santos”. Santo significa separado para Deus. No texto em questão, Paulo está falando em relação à pureza sexual. Ao longo de toda a Bíblia, Deus adverte seu povo quanto ao perigo do sexo fora do padrão dele. Desde o princípio ele instituiu o casamento como uma união sagrada entre um homem e uma mulher. Essa união é tão sublime, que o Senhor resolveu usá-la como uma analogia de sua união com o seu povo. Por isso o casamento do ponto de vista de Deus é uma aliança, um pacto que só a morte pode desfazer. A admoestação do Senhor é tão séria com relação a isso que ele diz que olhar para alguém com intenção impura já adulterou com essa pessoa”- Mt 5.27
  • Terceira Motivação: Devemos andar em santidade para glorificar a Deus – VS. 4,5: Os que conhecem e pertencem a Deus têm o dever de glorificá-lo neste mundo. Glorificar é adorar e foi precisamente para isto que fomos alcançados pela graça de Deus. O v. 4 diz: “Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” = nosso corpo é santuário de Deus e deve ser usado de maneira a honrá-lo. Se aprendermos a glorificar a Deus com o nosso corpo, será possível glorificá-lo também na Comunhão dos Santos, que é o seu Corpo, a igreja. O profeta Habacuque diz: O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” – Hc 2.20.
  • Quarta Motivação: Devemos andar em santidade para sermos poupados do julgamento de Deus – VS.6-8: Deus não faz acepção de pessoas, por isso disciplina seus filhos quando pecam. Qual o pai que não disciplina o filho quando ele erra? Colhemos o que semeamos através de nosso corpo. A eleição não nos isenta da obediência, só aumenta a nossa responsabilidade. Desprezar as instruções de Deus é o mesmo que atrair para si o seu julgamento e entristecer o Espírito Santo; há muitos crentes pagando um alto preço por causa da falta de um andar em santidade. Atraem para si dor e tormento, porque expõem o santuário de Deus, que é o corpo do crente, à impureza. A segunda maneira pela qual devemos andar é:
  1. Andar em Amor uns pelos outros – VS.9,10
  • Aqui o apóstolo Paulo volta à exortação recorrente em todo o Novo Testamento: o amor com que devemos amar uns aos outros. Ele enfatiza a necessidade dos seus leitores progredirem no exercício do amor fraternal. Note que a natureza determina a ação: Os cristãos amam porque têm a natureza de Deus e Deus é Amor. De que maneira Deus faz com que o nosso amor cresça? Colocando-nos em circunstancias adversas que nos obriguem a exercitar o amor. Amar quem é agradável e simpático é muito fácil, mas o amor requerido aqui é o amor incondicional sacrificial com o qual o Próprio Deus nos ama, apesar de nós, ao ponto de entregar seu único Filho por amor de nós. As dificuldades que temos uns com os outros, são oportunidades concedidas por Deus para exercitarmos esse amor. O amor fraternal é chamado de “oxigênio do Corpo de Cristo”.
  1. Andar em Dignidade – Vs. 11,12:
  • A ênfase aqui é quanto ao testemunho do cristão no dia a dia. A grande preocupação de Paulo era que os cristãos de Tessalônica trabalhassem honestamente; que tivessem honradez ao empenhar a palavra; que não usassem de meios ilícitos para conseguir isso ou aquilo. Por estarem desocupados e ociosos, acabavam se intrometendo na vida dos outros. “Mente vazia é oficina do diabo”. De certa maneira estavam imitando o proceder dos gregos, que desprezavam o trabalho manual que ficava por conta dos escravos. Isso começou a acontecer por causa de alguns fanáticos que interpretavam erroneamente as Escrituras quanto à Segunda Vinda de Cristo. Eles resolveram cruzar os braços, parar de trabalhar e esperar a volta do Senhor, vivendo exclusivamente da caridade de irmãos, que muitas vezes não tinham o suficiente nem para sustentar a sua própria família. A esses irmãos ociosos Paulo diz: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” – II Ts 3.10b; Isso faz lembrar um pensamento que li certa vez: Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você”. A Nova Versão Internacional da Bíblia traduz assim o v.11: Esforcem-se para cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos”.
O QUE ESSE TEXTO NOS ENSINA SOBRE ESSE ANDAR EM CRISTO?
  1. Devemos andar em santidade para agradar, obedecer, glorificar a Deus e ser poupado do seu julgamento. Esse andar é para Deus.
  2. Devemos andar em amor uns pelos outros. Esse é um exercício contínuo. Esse andar é com os irmãos.
  3. Devemos andar dignamente na vida pessoal e nos negócios, de modo a testemunhar da mudança que se operou em nós. Esse andar é diante dos homens, dentro e fora da igreja.
  4. As três maneiras de andar devem estar absolutamente sincronizadas, ou seja, não dá para ser santo e não amar os irmãos, nem para ser santo, amar os irmãos e viver indignamente de modo a envergonhar o Senhor e sua Palavra.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 07.10.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...